Para os que não conhecem, o Solar Decathlon é um concurso criado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos em 1999 que realizou sua primeira edição internacional em 2010, desafiando equipes universitárias a projetar e construir residências acessíveis, inovadores e energeticamente eficientes que utilizem apenas o sol como fonte de energia. Pela primeira vez em sua exitosa história a competição realizará uma versão latino-americana, prevista para dezembro de 2015; a sede escolhida foi Santiago de Cali, Colômbia.
Um das diferenças que a versão latino-americana trará é que a tradicional exposição das casas (Vila Solar) não será desmontada ao final no evento. Como comenta o prefeito de Cali, Rodrigo Guerrero, "desta vez, ao fim do evento, não se desmontará os pavilhões. Deixaremos eles ali para que seja um bairro modelo que servirá de laboratório e referência."
Mais detalhes a seguir.
Em março passado, o subsecretário de Energia dos Estados Unidos, Daniel Poneman, o Ministro Colombiano de Energia e Minas, Amilkar Acosta, o Prefeito de Santiago de Cali, Rodrigo Guerreo, e a Diretora de Planejamento, Tatyana Orozco, firmaram um Memorando de Entendimento para colaborar com o desenvolvimento do evento.
"Embora tenhamos uma matriz energética limpa, principalmente hidroelétrica, estamos trabalhando para buscar a diversificação através da incorporação de fontes mais renováveis", acrescentou Amilkar Acosta. "Consideramos que o Solar Decathlon traz uma oportunidade única para incentivar nossos estudantes latino-americanos a aplicar suas habilidades inovadoras para projetar edifícios que sejam energeticamente eficientes e autossuficientes, o que contribui com o crescimento sustentável nacional e regional."
Aberto ao público gratuitamente, o Solar Decathlon busca mostrar a seus visitantes como as tecnologias energéticas renováveis permitem economizar dinheiro e energia, beneficiando as comunidades locais e impulsionando o crescimento econômico. Desde o ano de 2010, o Departamento de Energia promoveu quatro competições solares internacionais, incluindo duas em Madri, Espanha, em 2010 e 2012; uma em Datong, China, em 2013; e uma prevista em Versailles, França, em julho deste ano.
Fotografias via Flickr, Usuário SDEurope
Reveja nossa cobertura das edições passadas aqui.