Os representantes oficiais da cidade de Kiruna, Suécia, anunciaram que a cidade iniciará os processos de migração. Fundada em 1900, a cidade é um produto da maior companhia de mineração estatal da Suécia, LKAB. A empresa extrai minério de ferro das montanhas Kirunavaara, localizadas próximo à cidade, e agora a expansão das minas ameaça desestabilizar o solo sob mais de 3 mil residências, além de diversos outros edifícios da cidade.
O masterplan concebido pelo escritório White Arkitekter, em colaboração com Ghilardi + Hellsten Arkitetker, propõe que a cidade se expanda duas milhas a leste em um eixo linear. O novo plano reconstruirá a cidade em terreno firme, manterá a presença histórica e cultural, e lentamente cortará os laços de dependência da indústria mineradora, abrindo a comunidade para outros tipos de negócios.
A relocação de Kiruna será financiada pela LKAB, que já investiu 415 milhões de euros na primeira fase da construção. Esta etapa envolve a construção de um nove centro da cidade, que receberá a histórica torre do relógio da cidade, um novo centro de viagens e a nova prefeitura, projetada por Henning Larsen Architects.
Estágios futuros da migração incluirão a instalação de um eficiente sistema de transporte público e o desenvolvimento de bairros adjacentes, que se desenvolverão para norte e sul do centro da nova cidade. Assim que for concluído o processo de migração, a antiga cidade deverá ser convertida e um parque.