Integrando a lista dos 100 arquitetos e escritórios que compõem o evento "Time Space Existence", que ocorre paralelamente à 14ª Bienal Internacional de Veneza, o Studio MK27, liderado por Marcio Kogan, contribui para a exposição com a projeção de cinco vídeos que expõem, de modo muitas vezes cômico ou dramático, o cotidiano de cinco de suas obras residências.
Apresentamos aqui o vídeo produzido por Pedro Kok e Gabriel Kogan sobre a Casa Redux, localizada em Itatiba, interior de São Paulo. Em That was not my dream – título do vídeo em exibição no Palazzo Mora – o narrador conta a estória de sua casa e como Suzana, sua ex-mulher, se apaixonou por sua arquitetura de linhas sóbrias, frias e modernas.
A ironia na voz do ex-marido é cortante ao descrever detalhadamente os aspectos da Casa Redux – e, em grande medida, da arquitetura moderna – e ao se perguntar, já no início do vídeo, “quem quer esse tipo de casa, fria, embotada, sem vida [...]?” Baseado em argumentos repetidos à exaustão pela crítica do movimento moderno – mas nem por isso esgotados – o ex-marido contrapõe esta à casa de seus sonhos, “um belo projeto neoclássico, o símbolo da permanência”.
Apesar de sóbria, a lamentação do ex-marido deixa escapar um tom humorístico, evidente na comparação da frieza da obra com a de Suzana; esta por sua vez, não esconde sua verdadeira paixão (e fixação): a casa.