Em exibição no Palazzo Mora como parte o evento “Time Space Existence”, uma das atividades paralelas da Bienal de Veneza deste ano, o vídeo Textures and Ants, de Pedro Kok e Gabriel Kogan, integra a participação do Studio MK27 no evento, que conta também com trabalhos de outros 99 arquitetos e escritórios de todas as partes do mundo.
Textures and Ants é um filme sobre materialidade e tectônica que tem como protagonista o projeto do Studio SC, um estúdio fotográfico localizado em São Paulo, de autoria de Marcio Kogan.
Através de planos detalhes que esmiúçam a materialidade dos elementos construtivos e de planos abertos de enquadramento impecável, Kok e Kogan montam o filme atribuindo à trilha sonora um papel importante no ritmo da obra; isto é, a música é sua estrutura.
A espacialidade da obra arquitetônica é mostrada a partir do detalhe, das texturas: são os painéis metálicos mostrados em plano detalhe, as ripas verticais de madeira, as ferramentas e as formigas, que aparecem já no início do filme e em seu título. Inclusive, mesmo os planos mais abertos descrevem apenas relações espaciais parciais, nunca o todo, deixando essa tarefa para a imaginação do espectador.