Durante o último ano o fotógrafo Pol Masip percorreu Barcelona registrando algumas das instalações mais relevantes dos Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992. O evento deixou uma importante herança arquitetônica para a cidade e implantou o início de um novo modelo urbanístico que perdura, em grande medida, até hoje.
Mais imagens e informações sobre a série "Postolímpica" de Masip, a seguir.
Texto por Pol Masip. Postolímpica é um ensaio fotográfico que pretende compreender a Barcelona contemporânea a partir da herança arquitetônica dos Jogos Olímpicos de 1992. É, por conseguinte, um olhar para um momento crucial que marcou um antes e um depois na história da cidade.
Em 1986 Barcelona foi escolhida para ser a sede das Olimpíadas de 1992 e, assim como em ocasiões anteriores, o evento esportivo impulsionou uma série de mudanças em grande escala.
O efeito olímpico foi considerado um êxito à primeira vista, e ainda hoje em dia muitas cidades tomam como exemplo o "modelo Barcelona". Na primeira metade da década de 2000, no entanto, começou-se a questionar esse aparente êxito.
Passadas duas décadas da cidade olímpica, ressurge o debate entre os intelectuais sobre a necessidade de encontrar um novo modelo de cidade. É um momento em que faz sentido uma revisão das infraestruturas que foram as bases de um momento e que são, de certo modo, restos arqueológicos do efêmero evento esportivo.