Os fotógrafos estadunidenses Andrea e Rob Stone recentemente desenvolveram uma série chamada "City Reflections", inspirada nos abstratos reflexos de diferentes superfícies refletivas da cidade, desde fachadas de edifícios até materiais encontrados no entorno circundante como metais, vidro ou inclusive, água. Uma mistura de materiais, formas e cores que faz vibrar a imaginação através de ondas e padrões abstratos, e representar quadrículas geométricas formadas por estruturas arquitetônicas.
Conheça mais sobre o trabalho a seguir.
Descrição da fotógrafa — Andrea B. Stone.
Comecei a associar a forma do metal e vidro, como a estrutura e a abertura, representando a tensão entre os elementos da arquitetura moderna. Ao mesmo tempo em que a moldura metálica exige conformidade, as reflexões no vidro parecem estar a ponto de explodir, quase desafiando essa estrutura e, ao final, parecem transcender seus captores.
As barras nas minhas imagens podem representar confinamento/prisão ou, em uma quadrícula, representar organização, uma maneira de compreender a informação em pequenos pedaços digeríveis. Para mim, esta última é a mais verdadeira. Somente quando existem limites, quando existe uma ordem que eu posso entender, e quando existe uma certa aparência de controle, me permito sonhar, para experimentar, para escapar. Os padrões abstratos, formas e cores nas fotografias representam uma parte de mim que está aberta, espontânea e criativa. As quadrículas formadas pelas estruturas arquitetônicas são como um recipiente com fronteiras reconhecíveis, que me dão uma sensação de liberdade para me expressar.
Podemos tentar olhar diretamente o mundo e nunca realmente vê-lo. A realidade, sem intenção, se distorce inevitavelmente através do objetivo de nossas histórias pessoais. É como a luz de uma janela que deforma os objetos que está refletindo. Ainda que nunca plenamente, sendo objetivamente real, existem elementos da realidade que a maioria de nós não poderia se lembrar e é por isso que os fragmentos dos objetos (uma luz fluorescente que brilha na janela, um carro estacionado em uma garagem do último andar ou um rebite feito em aço) permanecem nessas imagens como ilustrações de como vemos o que está diante de nós.
O projeto City Reflections, através das suas imagens coloridas, formas e padrões representa a forma em que colocamos as peças discordantes de nossas vidas nas proximidades do outro, desconstruir toda uma experiência, embelezar, elaborar e abstrair o simples, o comum e o corriqueiro que é a vida.