Dos curadores. A exposição Unwritten destaca as questões relativas à percepção, pesquisa e conservação da arquitetura letã do pós-guerra. Unwritten narra, na realidade, a inexistência de pesquisas neste campo.
A exposição se baseia na afirmação de que (não) há modernismo na Letônia que seja igualmente correto como prova e negação da existência da arquitetura moderna. Não há pesquisas e avaliações conhecidas sobre a arquitetura moderna na Letônia. A situação é complicada em relação à avaliação do modernismo. Por um lado, há uma aversão a tudo o que aconteceu no período da ocupação soviética e de sua influência ideológica; e por outro lado, há uma onda de nostalgia acrítica quanto à juventude e infância do país, além de um deslumbramento superficial em relação à exótica herança soviética.
Muitos desses edifícios já alcançaram o status de "monumento", contudo, não há sequer uma única avaliação da importância destes no contexto do patrimônio arquitetônico letão. Continuamos a perdê-los através de várias estratégias de absorção - reconstrução ou demolição. Se continuarmos por este caminho e na velocidade atual, não deixaremos para as gerações futuras a oportunidade de ver e avaliar os projetos e edifícios desse período.
Parte da exposição letã é virtual e pode ser acessada aqui.
Todos estão convidados a acrescentar exemplos da arquitetura letã que possam ser consideradas modernistas. Unwritten se tornará o maior banco de dados sobre a arquitetura moderna letã do pós-guerra; um incentivo a futuras pesquisas.
Curadores: NRJA em colaboração com o designer gráfico Kirils Kirasirovs; artista sonoro Andris Indāns; apoio multimídia Rihards Vītols e agência de eventos PAREIZĀ ĶĪMIJA.