O Re-thinking The Future (RTF) nasceu da ideia de criar uma nova plataforma para tendências internacionais na arquitetura e no design que busquem por soluções para as necessidades atuais e futuras.
Em sua terceira edição, o Re-thinking The Future Awards deste ano teve 525 projetos inscritos oriundos de mais 60 países. O objetivo da premiação é reconhecer os melhores projetos que desenvolveram “uma linguagem arquitetônica que ‘sustente’ e ‘sobreviva’ aos impactos dos novos desafios”, constituindo uma “linguagem arquitetônica do futuro – levando a sustentabilidade um passo adiante.”
O escritório brasileiro FGMF Arquitetos venceu na categoria Commercial Building Concept com um complexo multiuso proposto para um terreno de 32.000m². O objetivo do projeto é criar não apenas uma nova referência arquitetônica para a região – Brasília – mas também um novo destino na cidade. Sobrepondo três diferentes programas – comércio, edifícios de escritórios e escritórios modulares – o novo complexo cria um marco na paisagem, valoriza o entorno e estabelece um novo ponto comercial na região.
Com um desenho ousado, o projeto enfatiza os espaços abertos públicos e privados, que são os principais elementos da proposta. Assim, o local apresenta uma escala agradável, aberta para as vias locais e isolada do ruído da via expressa, atraindo pedestres para o empreendimento. Ao mesmo tempo, um sistema gradual de permeabilidade em torno dos estabelecimentos comerciais e espaços de estar tira proveito e potenncializa o fluxo de pedestres - atualmente concentrado entre a ponte de pedestres e uma parada de ônibus na via expressa.
Saiba mais sobre a proposta vencedora do escritório FGMF aqui .
O escritório também foi premiado com o terceiro lugar na categoria Commercial Built, com o showroom da Natura, em São Paulo, e com uma Menção Honrosa na categoria Commercial Building Built, com o Edifício Corujas, na Vila Madalena, São Paulo.