Presente na lista de monumentos nacionais de Portugal, a Casa de Chá Boa Nova, em Leça da Palmeira, projetada por Álvaro Siza na década de 1950, encontrava-se até pouco mais de um ano em estado de completa ruína. Janelas quebradas, vidraças encardidas, telhas levantadas, infiltrações e até roupas sujas jogadas por toda a parte compunham o quadro da situação lastimável do monumento.
Após suscitar diversas polêmicas a respeito de seu estado de conservação, o edifício foi alvo de um intenso processo de remodelação e restauro liderado pela Câmara de Matosinhos; as obras duraram pouco mais de dez meses e atingiram a cifra de 440 mil euros.
Hoje, 18 de julho, a Casa de Chá enfim reabre, porém com um novo programa: o restaurante Boa Nova, comandado pelo chef Rui Paula. O projeto se mantem fiel ao original de Siza, sua cobertura foi recuperada e suas esquadrias de madeira e elementos de concreto aparente restaurados. Até o mobiliário foi reproduzido conforme os desenhos originais de meados do século passado, respeitando os materiais escolhidos originalmente por Siza.
A ambição para o Boa Nova é grande. Rui Paula não pretende apenas "dar corpo a um dos melhores restaurantes do país" como também, na altura de assinatura do contrato de concessão, o chef foi desafiado a conseguir uma estrela Michelin. O foco da cozinha está na culinária marinha, onde não faltarão pratos com peixes e frutos do mar.
Referência: PÚBLICO P3