O escritório vietnamita Vo Trong Nghia Architects recebeu do Architects Regional Council Asia (ARCASIA) a honraria mais alta de 2014. Seu projeto Dailai Bamboo Complex foi escolhido entre 276 concorrentes como o Edifício do Ano, um dos prêmios de arquitetura de maior prestígio na Ásia.
O prêmio contribui com o sucesso do Vo Trong Nghia, que recentemente venceu o AR House Awards com sua House for Trees.
Mais detalhes sobre o Dailai Bamboo Complex, a seguir.
O projeto, que consiste num restaurante que também serve como espaço de eventos (como apresentações musicais, desfiles de moda e outros usos), foi um experimento em que se buscava criar uma edificação inteiramente de bambu, com o material sendo usado tanto nos revestimentos como na estrutura. Os apoios em forma "asas" dispensam o uso de pilares, criando um pavilhão aberto sem obstruções visuais.
A edificação apresenta algumas características típicas dos projetos do Vo Trong Nghi: estruturas leves e abertas, uso do bambu e proximidade com a água.
A estrutura posterior, o Dailai Conference Hall, conta igualmente com o uso do bambu em sua impressionante cobertura, mas também faz uso de outros materiais: uma grande parede curva de pedra recebe os visitantes na entrada do Flamingo Dailai Resort.