A Moscow Metropolitan é a segunda linha de metrô mais usada do mundo, transportando 2,4 bilhões de passageiros por ano. Apesar disso, ela está longe de ser a mais extensa, com Pequim, Xangai, Londres, Nova Iorque, Tóquio e Madri ultrapassando-a em termos de distância total.
Visando melhorar neste aspecto, a cidade lançou em 2012 um ambicioso plano de expansão que pretendia criar outros 150km de trilhos e 70 novas estações até 2020. Dentro dessa iniciativa, foi elaborada uma competição para o projeto de duas dessas novas estações, localizadas na região sudoeste da cidade, no distritos de Solntsevo e Novo-Peredelkino.
Saiba mais sobre a competição para as estações de metrô em Moscou, a seguir.
As duas novas estações farão parte da nova linha que conectará a estação Delovoi Tsentr, no centro financeiro da cidade, a Rasskazovka, na região sudoeste de Moscou. A população de Solntsevo e Novo-Peredelkino ultrapassa 200 mil pessoas e a construção dessa nova linha, prevista para inaugurar em 2017, já é esperara há muito tempo.
A competição para essas duas estações é parte de uma tentativa de retomar a excelência arquitetônica característica do metrô na década de 1930. Após uma mudança política na década de 1960, os projetos das estações passaram a ser mais homogêneos, deixando para trás o virtuosismo que passa a ser, novamente, importante nos projetos do metrô.
Marat Khusnullin, Vice-Prefeito de Moscou, disse que "o Metrô de Moscou é reconhecidamente um dos mais belos do mundo. Diversas estações estão oficialmente listadas como monumentos arquitetônicos, protegidas pelo patrimônio. Deve-se ter, portanto, um cuidado especial no projeto dos interiores das estações em construção."
A competição especifica o seguinte para as duas novas estações: "com soluções minimalistas, as estações devem ser contemporâneas, com propostas de projeto brilhantes e memoráveis. Deve-se enfatizar os aspectos de luz e cores e a combinação de materiais."
Para mais informações, acesse a página da competição.