O ArchDaily Brasil tem perguntado em suas entrevistas com diversos arquitetos "O que é Arquitetura?". É uma questão que poucos ou mesmo nenhum entrevistado respondeu sem hesitação ou dúvida. Entretanto, após muitas entrevistas, notamos um padrão: apesar de muitos iniciarem de forma semelhante, as respostas divergem de modo a expor a promessa da profissão. E não importa como a arquitetura é definida, a grande maioria dos arquitetos cultiva uma crença subjacente em sua capacidade de influenciar.
Quando a equipe do ArchDaily visitou a Bienal de Veneza e entrou no Pavilhão Central de Giardini, que abrigava a exibição Elements, nós a vimos como uma resposta dinâmica, imersiva e exaustiva para a questão "O que é Arquitetura?" Visitantes da Bienal são introduzidos à arquitetura através de seus elementos - as peças, partes e fundamentos que compreendem as edificações construídas ao redor do mundo.
Quando Rem Koolhaas escolheu focar em Elements, redigiu um texto (tanto no formato de livro quanto de exibição) que nos dá as ferramentas para entender o que é arquitetura e como ela evoluiu (ou estagnou). Mesmo que ele não tenha convidado os arquitetos a expôr projetos no sentido tradicional, vimos com olhos esperançosos a exposição Elements - é um percurso que pode ser visitado mais de uma vez e que oferece recursos aos atuais e futuros projetistas de nosso mundo construído para resolver os problemas que ainda estão por vir.
Veja a seguir imagens da exibição e leia o texto curatorial de Koolhaas.
Do Catálogo Oficial da 14ª Exibição Internacional de Arquitetura. Os elementos da arquitetura remetem aos fundamentos de nossas edificações, utilizados por qualquer arquiteto, em qualquer lugar, a qualquer hora: janelas, a fachada, a varanda, o corredor, a lareira, o banheiro, a escadaria, a escada rolante, o elevador, a rampa...
Arquitetura é uma estranha mistura de persistência obstinada e fluxo constante. Assim como a ciência nos mostrou recentemente que todos nós carregamos genes "internos" dos Neandertais, cada elemento carrega, também, uma longa fita de DNA inútil datado de tempos imemoriais...
Alguns elementos mudaram muito pouco nos últimos 3.000-5.000 anos, outros foram (re)inventados na última semana (mas na arquitetura a aparição de um novo elemento é rara; a maioria das invenções são tentativas...). O fato de que os elementos mudam indecentemente, de acordo com diferentes ciclos e economias, e por diferentes razões, tornam cada projeto arquitetônico em uma colagem complexa do arcaico e do atual, do padrão e do único, de suavidade mecânica e bricolagem - complexidade revelada em toda sua extensão apenas quando olhamos suas partes constituintes através de um microscópio.
As Bienais anteriores olharam para a arquitetura como um todo - tentando proteger o "todo", incluindo contexto e política. Aqui, apresentamos micro narrativas reveladas ao focarmos sistematicamente na escala do detalhe ou do fragmento. Nós desvendamos não uma história única e unificada da arquitetura, mas as múltiplas histórias, origens, contaminações, similaridades e diferenças dos elementos mais antigos e como eles evoluíram para as suas iterações atuais através de avanços tecnológicos, exigências regulatórias e novos regimes digitais.
Uma exibição não é um livro e um livro não é uma exibição. O trabalho sobre os elementos da arquitetura corre paralelamente ao trabalho continuado no livro com o mesmo título, com a Harvard Graduate School of Design, que foi iniciado em setembro de 2012.
Na exposição nós procuramos por evidências físicas e tangíveis da evolução de elementos individuais que nós registramos no livro. Para garantir um vai e vem entre os objetos e a narrativa, idealizamos o livro como uma presença física que iria serpentear através dos espaços, definindo no final para três formas de presença: a exibição no Vitra, Dubai Next - o livro como um objeto ampliado sobre um apoio, inspirado pelo XXL de Irma Boom - e as projeções tradicionais.
CRÉDITOS DE PROJETO
Dirigido por
Rem Koolhaas
Desenvolvido em conjunto com AMO
Federico Martelli, James Westcott, Stephan Petermann, Janna Bystrykh
Antonio Barone, Rebecca Bego, Ben Davis, Giulia Foscari, Alice Grégoire, Caroline James, Alexander Karadjian,, Sofia Koutsenko, Brigitta Lenz, Elizabeth MacWillie, Tiffany Maria Obser, Mikel Orbegozo, Nicholas Potts, Cédric van Parys, Todd Reisz, Annie Wang, Eric Williams, Sergio Zapata
Design Gráfico
Irma Boom, ibo
Equipe de Pesquisa da Harvard University Graduate School of Design
Cynthia Dehlavi, Stefan Dileo, Heather Dunbar, Elizabeth Eckels, Elle Gerdeman, Andrew Gipe, Patrick Hamon, See Jia Ho, Jenny Hong, Kangil Ji, Alison Kung, Will Lambeth, Jingheng Lao, Alison Ledwith, Difei Ma, Elizabeth Macwillie, Arthur Liu, Jielu Lu, Kurt Nieminen, Tiffany Maria Obser, Nicholas Potts, Annie Wang, Eric Williams, Max Wong
Stephan Trüby & Technische Universität München
Manfredo di Robilant
Tom Avermaete com Tu Delft
Keller Easterling e Yale University
Davide Rapp
Alejandro Zaera-Polo com Princeton University School Of Architecture
Arup
The Brooking National Collection
Eindhoven University Of Technology Robotics, Faculty of Architecture
The Harley Gallery, Welbeck Abbey
Iuav
Friedrich-Mielke-Institut Für Scalalogie
Nest
Walter Niedermayr
Het Nieuwe Insituut Rotterdam
Tim Nugent
Ostbayerische Technische Hochschule Regensburg
Claude Parent
Mit Senseable City Lab
The Shenzhen & Hong Kong Bi-City Biennale Of Urbanism\Architecture
Sobinco NV
Wolfgang Tillmans
Colaboradores
Alexander Kira, SIAF/Cité de l'architecture et du patrimoine/Archives d'architecture du XXe siècle, Arup Mass Motion, Arup Realtime Synthetic Environment, Assa Abloy, Ateliers Jean Nouvel, Barkow Leibinger, Burg Hochosterwitz, Carlo Ratti, Centre Pompidou – Mnam – Bibliothèque Kandinsky, Cities collective: Adam Frampton, Jonathan D. Solomon, and Clara Wong, Claudi Cornaz, Collection Fonds Regional D’Art, Contemporain du Centre, Orléans, Cultural Heritage Agency Of The Netherlands, Eoos / Eawag, Factum Arte, Madrid, Fondazione Giorgio Cini, Venezia, Francis Kéré Studio, Fsb, gta Archive / ETH Zürich, Hans Werlemann, Jeld Wen Germany, William E. Jones, ajp bathrooms, Kinnarps, Kone, Lerch Bates, Lixil Corporation, London Transport Museum, Mecanoo Architecten, Mit Computer Science And Artificial Intelligence lab, Fondazione Musei Civici - Soprintendenza Speciale Polo Museale, Museo Archeologico Nazionale di Venezia, Museo Regional de Atacama, Museu De Prehistoria De Valencia, National Museum Of World Cultures, Amsterdam, Neil England, Historic Buildings Analysis, One Simulations, Permasteelisa Group, Peter Greenaway, Rapid Studio, Richard Henry, Rijksmuseum, Schusev State Museum Of Architecture, Moscow, Future Shape GmbH, Tate Liverpool, The Russian Museum Of Ethnography, St. Petersburg, The Trustees of, The British Museum, Thyssenkrupp, Norte, s.a., Toilet Museum Gmunden, Unifor, University Of Illinois At Urbana-Champaign, Vito Acconci & Claire Lehmann, Weald And Downland Open Air Museum, Zaha Hadid Architects