Apesar de não ter sido concluído, "El Helicoide" de Caracas é uma das relíquias mais expressivas do movimento moderno venezuelano. Com 73.000m², o projeto - de Jorge Romero Gutiérrez, Pedro Neuberger e Dirk Bornhorst - remodela a colina conhecida como "Roca Tarpeya" através de um edifício em dupla espiral - concebido para abrigar 320 estabelecimentos comerciais, um hotel 5 estrelas, escritórios, um parque infantil, um estúdio de televisão e um espaço para apresentações musicais e convenções - coroado por uma grande cúpula geodésica projetada por Buckminster Fuller.
Hoje, o Projeto Helicoide busca resgatar seu valor arquitetônico, sua história e sua memória urbana através de uma série de exposições, publicações e atividades pedagógicas. Mais detalhes sobra essa iniciativa, a seguir.
Com uma escala nunca antes vista em Caracas e uma série de rampas ascendentes e descendentes que levariam os visitantes a qualquer local do centro comercial, o projeto estava destinado ao sucesso; contou com a colaboração de Burle Marx, foi divulgado como um triunfo do projeto modernista no MoMA, Salvador Dalí se ofereceu para decorar seus espaços internos, e foi declarado como "uma das criações mais requintadas surgidas da mente de um arquiteto" pelo poeta chileno Pablo Neruda.
No entanto, problemas econômicos detiveram o projeto antes que fosse concluído. Durante décadas foi utilizado por ocupantes ilegais e hoje funciona como sede do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (SEBIN), o que não lhe rendeu uma reputação muito boa, já que parte do edifício é usado como centro de detenção.
É justamente isso que o Projeto Helicoide pretende mudar. Criado e dirigido pela historiadora cultural Celeste Olalquiaga (em colaboração com um grupo de historiadores, arquitetos, artistas e museólogos), a iniciativa busca documentar e apresentar a história do projeto como um arquivo público; uma série de exposições, discussões, visitas guiadas e um livro de ensaios sobre o edifício.
Há algumas semanas o projeto lançou uma campanha de financiamento coletivo que, infelizmente, não atingiu o montante necessário, porém, acreditamos que sua divulgação pode gerar uma rede de apoio que o impulsione a atingir suas metas.
Para mais informações acesse o site oficial do Projeto Helicoide ou sua página no Facebook.
Referência: Hyperallergic