![](https://images.adsttc.com/media/images/53d7/bb57/c07a/80d9/7100/01c2/large_jpg/1401394817____urban_land_institute_v__a_flickr.jpg?1406647117)
Uma das características dos espaços públicos bem projetados é que as pessoas querem visitá-los e gostam de permanecer neles. Para que isto ocorra há vários fatores envolvidos, como a influência exercida pela arquitetura, os edifícios históricos e os monumentos, as atividades que existem no lugar, a facilidade de acessá-lo, entre outros.
Em relação a este último ponto, não apenas os deslocamentos são importantes, mas também os acessos através das conexões oferecidas pelo transporte público. Portanto, tem-se um equilíbrio entre desenho urbano e transporte planejado que influencia o caráter e causa um impacto social nos espaços públicos.
Conheça, a seguir, três espaços bem sucedidos nesse aspecto:
1. Praça Ban Jelačić, Zagreb
![](https://images.adsttc.com/media/images/53d7/bb41/c07a/8059/5e00/01ac/large_jpg/1401393685____ktoine_v__a_flickr.jpg?1406647097)
A principal praça da capital croata se localiza, como era de se esperar, no centro histórico da cidade. As ruas peatonais circundantes fazem com que as pessoas confluam para a praça, que apresenta tanto importantes edifícios históricos do século XVII como edifícios modernos e contemporâneos, revelando diferentes camadas históricas da capital. Além disso, a acessibilidade também é assegurada pelos bondes que chegam à praça e a conectam aos bairros históricos de Gradec e Kaptol.
2. Praça Hidalgo, Cidade do México
![](https://images.adsttc.com/media/images/53d7/bb54/c07a/8059/5e00/01ad/large_jpg/1401394853____gtoexperience_v__a_flickr.jpg?1406647116)
De vendedores ambulantes a apresentações musicais, pode-se ver de tudo praça do bairro histórico de Coyoacán, na Cidade do México. A confluência de diversos meios de transporte transforma este local num ponto de encontro, já que é possível acessá-lo a pé, de bicicleta, de ônibus e de carro. Além disso, a proximidade da Universidad Nacional Autónoma e de duas das principais ruas comerciais da cidade garante um público bastante heterogêneo, com cidadãos de todas as faixas etárias.
3. High Line, Nova Iorque
![](https://images.adsttc.com/media/images/53d7/bb43/c07a/80d9/7100/01c1/large_jpg/1401394814____lisa_bettany_mostly_lisa_v__a_flickr.jpg?1406647099)
Sem dúvida, um dos exemplos mais representativos de reutilização de estruturas para a criação de espaços públicos é o High Line. Estas linhas ferroviárias elevadas, por onde passavam trens cargueiros, estiveram prestes a ser demolidas quando os caminhões passaram a desempenhar a função dos antigos trens.
Contudo, a campanha iniciada pela organização Amigos do High Line permitiu recuperar esta infraestrutura e construir um parque público em sua superfície. Assim, em 2009 foi inaugurada a primeira etapa, em 2011, a segunda - que completou 1,6 quilômetros de extensão – e a terceira etapa já está a caminho. Como neste caso a infraestrutura atravessa parte considerável da cidade, o acesso pode se dar a pé ou através de conexões com outros meios de transporte público.
Via Plataforma Urbana. Tradução Arthur Stofella, ArchDaily Brasil.