Uma das características dos espaços públicos bem projetados é que as pessoas querem visitá-los e gostam de permanecer neles. Para que isto ocorra há vários fatores envolvidos, como a influência exercida pela arquitetura, os edifícios históricos e os monumentos, as atividades que existem no lugar, a facilidade de acessá-lo, entre outros.
Em relação a este último ponto, não apenas os deslocamentos são importantes, mas também os acessos através das conexões oferecidas pelo transporte público. Portanto, tem-se um equilíbrio entre desenho urbano e transporte planejado que influencia o caráter e causa um impacto social nos espaços públicos.
Conheça, a seguir, três espaços bem sucedidos nesse aspecto:
1. Praça Ban Jelačić, Zagreb
A principal praça da capital croata se localiza, como era de se esperar, no centro histórico da cidade. As ruas peatonais circundantes fazem com que as pessoas confluam para a praça, que apresenta tanto importantes edifícios históricos do século XVII como edifícios modernos e contemporâneos, revelando diferentes camadas históricas da capital. Além disso, a acessibilidade também é assegurada pelos bondes que chegam à praça e a conectam aos bairros históricos de Gradec e Kaptol.
2. Praça Hidalgo, Cidade do México
De vendedores ambulantes a apresentações musicais, pode-se ver de tudo praça do bairro histórico de Coyoacán, na Cidade do México. A confluência de diversos meios de transporte transforma este local num ponto de encontro, já que é possível acessá-lo a pé, de bicicleta, de ônibus e de carro. Além disso, a proximidade da Universidad Nacional Autónoma e de duas das principais ruas comerciais da cidade garante um público bastante heterogêneo, com cidadãos de todas as faixas etárias.
3. High Line, Nova Iorque
Sem dúvida, um dos exemplos mais representativos de reutilização de estruturas para a criação de espaços públicos é o High Line. Estas linhas ferroviárias elevadas, por onde passavam trens cargueiros, estiveram prestes a ser demolidas quando os caminhões passaram a desempenhar a função dos antigos trens.
Contudo, a campanha iniciada pela organização Amigos do High Line permitiu recuperar esta infraestrutura e construir um parque público em sua superfície. Assim, em 2009 foi inaugurada a primeira etapa, em 2011, a segunda - que completou 1,6 quilômetros de extensão – e a terceira etapa já está a caminho. Como neste caso a infraestrutura atravessa parte considerável da cidade, o acesso pode se dar a pé ou através de conexões com outros meios de transporte público.
Via Plataforma Urbana. Tradução Arthur Stofella, ArchDaily Brasil.