Apresentamos a seguir o projeto “The Looper”, desenvolvido pelo escritório RTKL, que dá um passo adiante nas práticas da arquitetura urbana com a proposta de uma estufa flutuante capaz de descontaminar rios e lagos.
Em outubro de 2013 a equipe do RTKL apresentou o The Looper no concurso snoLEAF BIG! Green Greenhouse que buscava novas propostas para o cultivo de alimentos orgânicos nas cidades que cumprissem com as normas estabelecidas pelo The Living Building Challenge - que tem como princípio de certificação a premissa de que o edifício ajude a restaurar o entorno natural de onde está construído.
Nesse contexto, ao invés de projetar um edifício em uma zona industrial abandonada ou qualquer outro lugar da cidade, o escritório RTKL optou por ir além e tomou como meta a descontaminação de todo um rio.
Assim, o estúdio projetou o The Looper sobre o rio Snohomish - que atravessa parte do estado de Washington, EUA – buscando aumentar a superfície cultivável da cidade homônima e, ao mesmo tempo, incumbindo as novas plantas de parte da limpeza e manutenção do rio.
Através de uma plataforma que funciona como uma barca fluvial, a estufa recolhe a água do rio, que passa através de filtros e é, então, devolvida limpa. Desta forma, o projeto reduz as altas taxas de energia associadas às estufas, segundo explica o RTKL, e alcança independência energética total.
Por ser uma barcaça, o The Looper pode navegar pelo rio, atracando em diferentes áreas para realizar a limpeza das águas.
Via Plataforma Urbana. Tradução Arthur Stofella, ArchDaily Brasil.