Porto alegre está prestes a ver o início das obras de construção do Complexo Cais Mauá, um projeto desenvolvido pelo escritório Jaime Lerner Associados, juntamente com o espanhol b720 Fermín Vázquez Arquitetos, e coordenado pelo VRP Arquitetura, de Porto Alegre.
A proposta engloba a recuperação de 11 armazéns industriais localizados na orla do rio Guaíba, construídos entre 1917 e 1927, prevendo novos usos para as antigas estruturas, como espaços de lazer, cultura, gastronomia, serviços e comércios.
Além dos elementos construídos, o complexo envolve a construção de nove praças que contarão com uma variedade de equipamentos públicos, de bicicletários a aparelhos de ginástica. O empreendimento, encabeçado pela empresa Cais Mauá do Brasil, reativará essa importante parte de Porto Alegre, destinando-a a moradores e turistas.
Em busca de inspiração, um grupo de executivos da Cais Mauá, acompanhado por uma equipe técnica, visitou intervenções semelhantes realizadas em outras partes do mundo, como por exemplo o Victoria & Alfred Waterfront (Cidade do Cabo), Porto Antico (Gênova), Inner Harbor (Baltimore) e Port Vell (Barcelona).
O início das obras está previsto para o fim deste ano e os trabalhos tratarão, dentre outras coisas, da recuperação das características originais da zona portuária e dos galpões, que foram construídos com estruturas metálicas importadas de Paris e são, hoje, protegidos pelo patrimônio histórico em nível municipal (Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural – EPHAC) e federal (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN).
Visualmente os armazéns manterão seus traços originais; a cor amarela permanecerá, bem como as alturas internas, que variam de 7 a 10 metros. As leis de tombamento também protegem a pavimentação externa, em paralelepípedos de granito. As intervenções internas envolvem a construção de mezaninos que criarão novas organizações espaciais para a antiga envoltória.
Para saber mais sobre o projeto do Complexo Cais Mauá, clique aqui.
Referência: clicrbs