A partir das fotografias georreferenciadas enviadas à página do Panoramio - um site ligado ao Google - foi possível identificar quais são as 10 cidades mais fotografadas do mundo e, também, as mais registradas de cada continente.
A lista foi elaborada a partir dos dados georreferenciados de cada foto, que foram então passados para o SightsMap e representados através de “mapas de calor”. Em seguida este mapa foi combinado a informações oriundas de rankings de popularidade de cidades elaborados pelo Foursquare, Google Places e Wikipedia.
As regiões mais escuras do mapa representam locais menos fotografados, enquanto que as amarelas são os locais mais registrados. Os tons avermelhados representam a transição entre estes extremos.
Saiba quais são as cidades mais fotografadas do mundo, a seguir.
Este método de análise gerou o seguinte mapa das cidades mais fotografadas:
1. Nova Iorque (Estados Unidos)
2. Roma (Itália)
3. Barcelona (Espanha)
4. Paris (França)
5. Istambul (Turquia)
6. Veneza (Itália)
7. Monte Carlo (Mônaco)
8. Florença (Itália)
9. Buenos Aires (Argentina)
10. Budapeste (Hungria)
Ao analisarmos apenas os dados da Europa, temos que as 10 cidades mais fotografadas deste continente são:
No caso da Ásia, duas cidades chinesas ocupam os primeiros lugares, seguidas por Kowloon, que há 20 anos foi a cidade mais densa do mundo, onde viviam mais de 30 mil pessoas em apenas 2,7 hectares.
Na América do Norte, das 10 cidades mais fotografadas, cinco estão nos Estados Unidos.
Já na América do Sul a lista foi liderada por Buenos Aires, seguida por São Paulo. O Brasil é o país com mais cidades na lista.
Via Plataforma Urbana. Tradução Arthur Stofella, ArchDaily Brasil.