Um estudo realizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego da cidade de São Paulo sobre a influência das faixas de trânsito exclusivas mostra que aqueles que optaram pelo transporte público coletivo deixaram de gastar diariamente 38 minutos no trânsito.
Para chegar a esse valor o CET analisou a rotina de deslocamentos de aproximadamente 3 milhões de usuários do transporte coletivo. A cifra (38 minutos) pode parecer, à primeira vista, singela, porém, o total de tempo “economizado” no trânsito (apenas pelos usuários analisados) alcança 1,9 milhões de horas por dia, tempo que pode ser melhor aproveitado e certamente gera implicações econômicas e sociais.
A análise levou em consideração as velocidades médias praticadas nas faixas exclusivas, o tempo de deslocamento dos paulistanos dentro dos ônibus e também o impacto da lentidão nas vias - antes e após a implantação das faixas.
O índice de aprovação das faixas exclusivas vem aumentando e já alcança 84%. Segundo uma pesquisa realizada recentemente pelo Datafolha, dentre os usuários de transporte coletivo essa cifra é de 87%, já entre aqueles que se deslocam de carro a taxa de aprovação é de 70%. Para 64% dos entrevistados a implantação das faixas exclusivas de ônibus melhorou o trânsito na cidade.
Outro aspecto que pode ser relacionado à implementação das faixas exclusivas é a diminuição do número de reclamações sobre o transporte coletivo em 2013. Segundo o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, entre os meses de novembro de 2012 e 2013 o número de reclamações recebidas pela São Paulo Transportes caiu de 10.461 para 8.442. Segundo a SMT, a reorganização de algumas linhas e o aumento da fiscalização melhoraram a qualidade do serviço, o que levou, consequentemente, à redução das reclamações.
Em vista desses desdobramentos positivos da implementação das faixas exclusivas para ônibus em São Paulo, talvez a consequência mais importante seja o aumento do número de usuários do sistema de transporte coletivo, que, segundo a STM, vinha caindo nos últimos anos.
Referências: Prefeitura de São Paulo; spbancarios