Desde o dia 29 de junho deste ano os habitantes da cidade holandesa de Eindhoven podem desfrutar de um percurso de bicicleta sem interrupções nem riscos associados aos automóveis graças à construção do “Hovenring”,uma rotatória “flutuante” criada especialmente para ciclistas.
A infraestrutura, de uso gratuito, conecta quatro ciclovias diferentes e permite que os ciclistas realizem o cruzamento longe dos automóveis, que trafegam na rodovia A2 abaixo da rotatória.
Veja a seguir mais detalhes e imagens do “Hovenring”.
Vista de longe a rotatória parece flutuar sobre a rodovia. A estrutura circular de 72 metros de diâmetro é suspensa por 24 cabos que convergem para um pilar central de 70 metros de altura. A construção da estrutura se justifica pelo fato de que nessa rodovia circulam diariamente cerca de 25 mil veículos, que fazem dela um percurso perigoso para ciclistas, especialmente as crianças que por aí pedalavam para chegar a suas escolas.
Antes do “Hovenring” os ciclistas trafegavam por ciclovias nas bordas da rodovia equipadas com semáforos; bastava que um ciclista ou motorista desrespeitasse o sinal vermelho que um acidente poderia ocorrer. Na imagem acima se pode ver as ciclovias anteriores antes da implementação da nova estrutura.
Como a cidade de Eindhoven é sede de diversas empresas líderes em tecnologia e iluminação, considerou-se importante que a rodovia A2, principal acesso à cidade de Veldhoven e ao subúrbio de Meerhoven, apresentasse uma boa infraestrutura que refletisse a identidade da cidade, caracterizada pela forte presença dessas empresas e pelo uso massivo da bicicleta como meio de transporte.
Durante sua construção, em meados de 2012, fortes rajadas de vento fizeram com que os cabos vibrassem mais do que o esperado, assim, decidiu-se substituir todos os cabos por outros mais resistentes, o que resultou num pequeno atraso no cronograma de execução da obra.
No dia 29 de junho deste ano, em sua inauguração, a nova estrutura foi o palco de um verdadeiro festival da cidade. O “Hovenring” foi decorado com balões e serviu, inclusive, de cenário para uma corrida de bicicleta entre um vereador de Eindhoven e outro de Veldhoven. Além disso, uma concessionária de automóveis, localizada na borda da rodovia, instalou pequenas rampas onde as crianças podiam andar com suas bicicletas.
A construção do “Hovenring” é, claramente, um exemplo de política pública inclusiva voltada para os usuários de bicicleta que potencializa os efeitos positivos deste meio de transporte na saúde mental, física e ambiental.
Via Plataforma Urbana. Tradução Arthur Stofella, ArchDaily Brasil.