Após a árdua luta da comunidade para impedir a construção de um shopping center na QL 24, no Lago Sul, Brasília ganhará no local um parque em homenagem a Nelson Mandela e um Museu da Cultura Afrodescendente. O anúncio foi feito no coquetel oferecido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) aos delegados da União Internacional dos Arquitetos (UIA) que participam do 25º Congresso Mundial da UIA, em Durban.
O presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Ângelo Oswaldo, foi a Durban para anunciar o lançamento da competição. O parque ocupará uma área de aproximadamente 65 mil metros quadrados, num local valorizado da capital federal, na saída da Ponte JK e às margens do Lago Paranoá. O Museu da Cultura Afrodescendente será construído neste parque.
De acordo com o presidente do Ibram, o orçamento para a realização do concurso internacional de arquitetura está garantido. Ele também disse que conta com recursos do Ministério da Cultura, de emendas parlamentares e patrocínios articulados para a contratação do projeto e licitação das obras.
Em setembro, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, lançará o edital do concurso internacional organizado pelo IAB-DF para a escolha dos projetos para os novos equipamentos públicos.
Via IAB