O arquiteto e fotógrafo de arquitetura Fernando Guerra, criou há 15 anos com seu irmão o estúdio FG+SG, em Portugal. Hoje, são responsáveis por grande parte da divulgação da arquitetura contemporânea portuguesa.
O notável trabalho de Fernando, é hoje homenageado em nossa celebração pelo Dia Mundial da Fotografia, através do arquiteto brasileiro Marcio Kogan, do studiomk27, nosso convidado a escrever sobre o fotógrafo português Fernando Guerra.
Sou um grande fã da fotografia de arquitetura desde Julius Schulman – que retratou o modernismo americano com fotos brilhantes das obras de Richard Neutra, Pierre Koenig, Charles Eames – até o Nelson Kon – que documenta de forma impecável o trabalho de toda nossa geração de brasileiros.
O Fernando Guerra já faz parte da vida do nosso estúdio. Adoro a sua relação com a obra, destrinchando com muita paciência a arquitetura e sua luz. Horas e horas de trabalho meticuloso para dar vida à presença do sol escaldante, da lua azul, das estrelas cadentes e sem desejos, dos pássaros migrantes, das montanhas rochosas, do mar revolto, da estrada sinuosa, do jardineiro regando o jardim de lírios, da cozinheira preparando um bife com batata frita e das pessoas que usam o espaço e mal olham para a arquitetura. Afinal tudo é importante e vai estar lá no clique final. Gosto disto!
Veja aqui os outros fotógrafos que homenageamos no Dia Mundial da Fotografia.