Esta semana o primeiro episódio da nova série da Al Jazeera, “Rebel Architecture”, foi ao ar e apresentou o arquiteto espanhol Santiago Cirugeda. Residindo em Sevilha, Cirugeda reivindica espaços urbanos abandonados para o público, apesar da auto-construção ser ilegal na Espanha. Seus edifício são, em geral, construídos rapidamente - estruturas móveis feitas de materiais reciclados servindo a uma função social. Neste episódio de 25 minutos, a Al Jazeera exibe o mais recente projeto do arquiteto: a conversão de uma antiga fábrica de cimento em um vibrante centro cultural. Conseguirá Cirugeda concretizar seu maior desafio até hoje?
Assista ao episódio completo acima e leia a seguir a sinopse do primeiro capítulo da série.
Al Jazeera: "Guerilla Architect", dirigido por Ana Naomi de Sousa
Santiago Cirugeda, o arquiteto mais subversivo de Sevilha, dedicou sua carreia a reivindicar espaços urbanos para o público. Numa Espanha assolada pelas dificuldades econômicas, onde o estado se retirou de cena e cerca de 500 mil edifícios permanecem vazios, "as pessoas estão fazendo as coisas do seu próprio jeito", disse Cirugeda. "Em tempos de crise, as pessoas se reúnem para encontrar soluções coletivas." Com seu conhecimento em legislação e planejamento urbano, Santiago não tem medo de ocupar espaços abandonados e usa seu conhecimento da lei para projetar edifícios comunitários. "A auto-construção não foi legalizada na Espanha, então qualquer arquiteto que assuma esse problema tem que assumir responsabilidade civil e criminal", diz ele ao se referir às questões logísticas que encara ao trabalhar nos limites da lei. "Às vezes fazemos coisas que são ilegais, mas não estamos prejudicando ninguém. Pelo contrário, estamos beneficiando mais pessoas. A decisão de trabalhar na ilegalidade significa uma abordagem diferente." Seus edifício são, em geral, construídos rapidamente - estruturas móveis feitas de materiais reciclados - projetar, para Cirugeda, se trata de combinar materiais disponíveis com as habilidade daqueles ávidos por construir. O ponto central é que essas construções servem a funções sociais, e Santiago acredita que a arquitetura contemporânea perdeu sua visão na obsessão pela estética. Seguimos o arquiteto no momento em que assume sua maior tarefa até hoje: salvar uma enorme fábrica de cimento abandonada e negociar com as autoridades para que permitam que o Coletivo National Architects a transforme em um vibrante centro cultural.
Rebel Architecture is a new series featuring architects who use design as a form of resistance and activism. By designing for the majority rather than the elite, the architects in “Rebel Architecture” are tackling the world’s urban, environmental and social problems. Through six, half-hour documentaries the series will highlight architects working in Vietnam, Nigeria, Spain, Pakistan, the Occupied West Bank and Brazil. Stay tuned for next week's episode featuring Pakistani Yasmeen Lari, Pakistan’s first female architect and an expert in providing disaster relief shelters.