Acaba de ser divulgado o resultado do Prêmio Latino-Americano Rogelio Salmona ; espaços abertos, espaços coletivos ; em Bogotá, Colòmbia.
O prêmio é um reconhecimento de alto nível cultural que busca identificar e divulgar as melhores práticas de arquitetura em cidades latino-americanas e do Caribe. Obras que criam espaços públicos significativos para seus habitantes e que, por sua vez, contribuem com a consolidação de cidades inclusivas com forte sentido de lugar.
O projeto vencedor é o Edifício Projeto Viver, do escritório brasileiro FGMF. Segundo a comissão julgadora :
O conjunto de edifícios do PROJETO VIVER é um trabalho de grande qualidade arquitetônica que conseguiu despertar respeito e o sentido de propriedade por seus usuários. Inserido em um bairro de grande diversidade social, servindo a comunidade e seu meio ambiente de uma forma digna. Respondendo com precisão e qualidade ao programa de atividades, ao mesmo tempo que proporciona acesso digno ao bairro melhorando consideravelmente o entorno. Com um esquema de composição simples e eficaz organiza, com grande sensibilidade e em condições topográficas difíceis, espaços coletivos articulados aos espaços públicos existentes, apropriadas para diversas atividades e eventos (esportivos, sociais, culturais e educacionais). A seleção cuidadosa de materiais nobres e leves, e a permeabilidade dos volumes consegue sua integração física e simbólica om a comunidade, sem mimetismos nem concessões.
A comissão julgadora também outorgou tres menções honrosas :
Campus Urbano da Universidade Diego Portales, Santiago de Chile projetado por MATHIAS KLOTZ, RICARDO ABUAUAD
Dada a necessidade de expandir substancialmente as superfícies construídas da Universidade foi considerada oportuna e notável a decisão de permanecer em uma área relativamente central. A reciclagem de suas várias sedes, restaurando edifícios patrimoniais, respeitando a volumetria do bairro e discreta inserção de novos edifícios de excelente qualidade, aumentando a permeabilidade dos blocos, criando espaços abertos e espaços públicos de uso intenso, espaços públicos integrados ao bairro, contribuindo para a sua recuperação e consolidação da sua condição de universidade.
Centro Cultural Palácio de la Moneda y Plaza de la Constitución - Santiago de Chile projetado por UNDURRAGA DEVES ARQUITECTOS
O desafio de intervir em uma área com alto significado histórico, político e simbólico foi resolvido de forma elegante e discreta, propondo uma nova instituição cultural e estabelecer novas relações entre a vida cívica e política da nação, corretamente interpretada pela arquitetura. O edifício submerso e a praça elevada configura um mesmo espaço público habilitado pela possibilidade de novos passeios e a criação de espaços cobertos de uso coletivo.
Conjunto Parque dos Desejos - Medelin,Colombia - projetado por ANDRÉS MIGNUCCI ARQUITECTOS
O Conjunto Parque dos Desejos, integra o edifício existente do Planetário a um novo espaço urbano que se complementa com o novo prédio do Centro de Música, requalificando a arquitetura existente e o novo programa em um acontecimento urbano. A acertada localização do novo edifício, o excelente desenho de superfícies da praça e as funções interativas propostas, intensificam as atividades culturais que compõem um lugar de grande atividade pública, integrando-se, favoravelmente aos espaços públicos da cidade.