No dia 26 de setembro Norman Foster estará no Museu Guggenheim de Bilbao para receber o primeiro Prêmio BIA (Bilbao Bizkaia Architecture). Reconhecendo as contribuições de Foster para o desenvolvimento de Bizkaia através da arquitetura e regeneração urbana, o prêmio destaca o projeto icônico e original de Foster para as estações do Metrô de Bilbao.
Patrocinado pelo Conselho Municipal de Bilbao e outros associados, o Prêmio BIA será concedido bienalmente aos indivíduos que reflitam o comprometimento do BIA com a renovação urbana e arquitetônica da região. Com foco em desafios como o internacionalismo e a participação cidadã, o BIA também organizará o Urban Regeneration Forum em setembro. A convenção proporcionará um espaço para a troca de ideias e soluções urbanas entre 300 espacialistas internacionais.
Numa declaração do BIA, o projeto de Foster para o Metrô de Bilbao é descrito como o "primeiro grande projeto para transformar a capital de Bizkaia e sua área metropolitana." Como uma organização que trabalha com devoção para "colocar a arquitetura em um lugar de incontestável importância", o BIA escolheu um forte ponto de partida ao conceder a Foster a primeira edição do Prêmio.
Um dos mais ilustres e prolíficos de seu tempo, a dedicação de Foster para alcançar as metas destacadas pelo BIA é evidente através de seu escritório Foster + Partners. O escritório explica sua metodologia de projeto como uma abordagem que é "sensível ao local e à cultura, frequentemente combinando os mais recentes avanços em tecnologia da construção com técnicas inspiradas em tradições vernaculares."