A instalação "Air Garden" de Ryo Yamada é uma passagem, mas não no sentido tradicional da palavra. Não é uma passagem que conecta um ponto a outro, já que o caminho não leva a um destino tangível, mas, ao invés disso, conecta um jardim fechado à vastidão do céu. O artista acredita que todos compartilhamos de um desejo comum pelo céu, que representa liberdade e igualdade. Mais informações, imagens e um vídeo da instalação a seguir.
A instalação foi criada para a exposição Sprouting Garden do Sapporo International Art Festival 2014. Yamada se inspirou na origem do jardim, que era tradicionalmente uma passagem ou espaço que servia para proteger a propriedade de intrusos. A passagem criada destina-se a levar os visitantes para cima e além desses espaços fechados, proporcionando-os ar fresco - uma sensação que pode ser experienciada por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo.
A passagem atinge 4,2 metros de altura e é larga o bastante apenas para uma pessoa. Concebida através de tentativa e erro, a estrutura é tão mínima quanto seus elementos de madeira reciclada e compensado permitem. A instalação permanecerá aberta para visitação até 28 de setembro no Museum of Contemporary Art Sapporo. Veja, a seguir, um vídeo de Neil Hartmann sobre a obra de Yamada.