O fotógrafo de arquitetura Pedro Kok compartilhou conosco um vídeo em que registra a construção do edifício Cais das Artes, na cidade de Vitória, projetado por Paulo Mendes da Rocha em parceria com METRO Arquitetos.
Produzido para a exposição Paulo Mendes da Rocha – Tecnica e immaginazione, organizada por La Triennale di Milano, o vídeo expõe através de enquadramentos impecáveis o trabalho de construção desse enorme complexo cultural na capital do Espirito Santo.
A primeira série de planos, logo no início do vídeo, contextualiza a obra no ambiente urbano de Vitória: o mar, mesmo que pontuado por embarcações e cortado pela ponte Rodovia do Sol, oferece um contraponto natural à cidade e estabelece o cenário onde se insere o complexo. Horizontal, sólido, essa primeira série de planos faz parecer singelo o edifício de generosas dimensões.
Aproximando-se da edificação e adentrando-a, percebe-se, enfim, sua real dimensão urbana. Os planos seguintes, de dentro da construção, tem um caráter bastante plástico e, em alguns casos, mesmo metalinguístico: ao apontar os belos enquadramentos da paisagem concebidos pelos arquitetos, Kok, por sua vez, também cria enquadramentos que, pelo alto contraste entre a paisagem e espaço interno – escuro devido a intencional subexposição -, contrapõem a materialidade do edifício com o ambiente urbano e natural que o cerca.
Acesse a página de Pedro Kok para conhecer outros de seus trabalhos.
Cais das Artes de Paulo Mendes da Rocha, Vitória, Brasil, 2014. Pedro Kok (BR). 3'34". Produzido para a exposição "Paulo Mendes da Rocha – Tecnica e immaginazione", organizada por La Triennale di Milano (Palazzo dell'Arte, 6 de maio – 31 de agosto 2014).