Após a inaugurar seu primeiro edifício na China - o “Edifício sobre a Água” - Álvaro Siza anuncia agora seu segundo projeto no país, também em parceria com Carlos Castanheira. Trata-se de um museu para a Academia de Arte de Hangzhou, localizada na costa leste, 180km ao sudoeste de Xangai.
O novo museu, que terá aproximadamente 15 mil metros quadrados, uma área semelhante à da Fundação Serralves, e acolherá uma grande coleção de obras e peças da famosa escola de arte e design alemã Bauhaus, fundada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius.
De acordo com Siza, o projeto do novo museu já está concluído e as obras já foram iniciadas.
A Academia de Artes de Hangzhou se localiza na cidade homônima, capital da província de Zhejiang, uma das mais ricas da China, com 55 milhões de habitantes e um território pouco maior que a área de Portugal.
A Escola de Arquitetura da Academia de Arte de Hangzhou é dirigida por Wang Shu, único arquiteto chinês laureado com o Prêmio Pritzker, em 2012. Shu está de certa forma envolvido no projeto e construção do museu; segundo Castanheira, os arquitetos portugueses estão contando com o apoio de sua equipe chinesa.
O primeiro projeto de Siza na China, inaugurado no último sábado numa cerimônia que contou com a presença dos arquitetos, consiste em um edifício de escritórios para a fábrica de produtos químicos de HuaiAn, na província de Jiangsu. Saiba mais sobre esse projeto aqui.
Referência: observador.pt