
Foi anunciado ontem, pela Reuters, o projeto vencedor para a ampliação do aeroporto da Cidade do México. Os autores dessa nova obra de infraestrutura são o arquiteto britânico, laureado do Pritzker, Norman Foster e o arquiteto mexicano Fernando Romero, do escritório FR-EE.
O novo aeroporto não apenas resolverá o problema de saturação do atual terminal como também "desenvolverá econômica e socialmente uma das regiões mais densamente povoadas do país e com grande nível de marginalização." Será um ativador social com conclusão prevista para o final de 2018.
Mais informações a seguir.
De acordo com o Plano Diretor de Desenvolvimento, o aeroporto da Cidade do México prevê a construção de seis pistas e dois terminais, aumentando sua competitividade em nível internacional. Em sua primeira etapa, a ampliação contará com três pistas e um terminal, localizados ao sul do atual AICM, no Lago de Texcoco.
Durante a avaliação do júri multidisciplinar, foram criadas mesas de trabalho para estudar cada uma das propostas. No fim do concurso só restaram quatro finalistas, a equipe formada por TEN Arquitectos + SOM e a parceria Foster + Romero.

O júri concedeu o primeiro lugar à proposta de Foster+Romero por focar na preservação do meio ambiente, eficiência e funcionalidade do aeroporto. Entre o material entregue, várias maquetes ajudaram a compreender o conceito mais claramente. Outro fator que contribuiu para a vitória dessa parceria foi a inclusão de especialistas reconhecidos na equipe de projeto.
O consórcio vencedor é formado por Foster + Romero, autores do projeto arquitetônico; ADTEC, empresa líder de consultoria de Construção; Gustavo Avilés, projetista especializado em iluminação arquitetônica; e Omar Saad, especialista em acústica arquitetônica.

Segundo jornais mexicanos, algumas das empresas que participaram do consórcio são: ICA, Grupo Carso e Grupo Hermes.
O concurso contou com a participação de duplas formadas por um escritório mexicano e uma firma internacionalmente reconhecida. Os competidores foram:
- Legorreta + Legorreta + Rogers Stirk Harbour + Partners
- Zaha Hadid Architects + Serrano Arquitectos
- TEN Arquitectos + SOM + SENER
- Teodoro González de León + TAX (Alberto Kalach)
- Fernando Romero (FREE) + Foster + Partners
- Grupo Sordo Madaleno + Pascall+Watson
- BGP (Bernardo Gómez Pimienta) + Gensler
- Francisco Lopez-Guerra (LOGUER) + Francisco Gonzalez-Pulido (JAHN) + Alonso de Garay (ADG)
Mais informações serão divulgadas em breve.