Durante o evento especial para a apresentação das futuras obras da atual administração nacional do México foram comunicados alguns detalhes do novo aeroporto internacional da Cidade do México.
O Governo Federal do México lançou o concurso internacional por convite para o desenvolvimento da maior infraestrutura aeroportuária da América Latina, o novo aeroporto internacional da Cidade do México. O concurso contou com a participação de duplas formadas por escritórios mexicanos e grandes firmas internacionais.
A parceria entre Norman Foster, FR-EE Fernando Romero EntrepisE e NACO -Netherlands Airport Consultants - foi a vencedora do concurso internacional.
Mais informações sobre o projeto resultado da parceria Foster + Romero, a seguir.
O projeto vencedor, localizado num terreno de 555 mil m², se baseia na máxima conectividade, criando percurso curtos e fazendo o mínimo de mudanças de nível. Seu projeto tem uma escala monumental inspirada na arquitetura e simbolismo mexicano e busca minimizar o impacto ambiental ao adaptar os sistemas construtivos segundo as condições do terreno. O projeto visa obter o selo LEED Platinum, qualificando-se como o primeiro aeroporto do mundo a receber tal certificado.
O objetivo do concurso era revolucionar o projeto dos aeroportos, bem como a experiência de viajar; criar um edifício e infraestrutura que também se manifestasse como um ícone para o México.
A arquitetura do projeto ganhador tem como conceito um dos símbolos mais proeminentes do México, a águia pousada sobre um cacto florescido devorando uma serpente. Conceitualmente, um jardim de cactos receberá os visitantes e viajantes, a guia de acesso simbolizará a serpente, e a cobertura da entrada, através de uma estrutura leve, evocará a imagem da águia com suas asas abertas em voo.
Concebido pela equipe de Foster + Partners, a proposta revoluciona o projeto de aeroportos; um único terminal envolvido por uma membrana leve e contínua, quase aerodinâmica, que abraça as paredes e o teto em uma única linha fluida que evoca a essência do voo.
A estrutura é iluminada e ideal para as condições do terreno, minimizando o impacto ambiental. Sua concepção se baseia na repetição, com construção rápida e econômica, através de um sistema pré-fabricado, quase auto-construível, sem a necessidade de andaimes.
A união de especialistas internacionais e a inovação local permitirá a construção de um edifício de altura considerável, com um terço do peso e três vezes mais iluminado que um aeroporto convencional.
A equipe está trabalhando com grupos de pesquisa ambiental e engenheiros especializados para garantir que o aeroporto da Cidade do México tenha a certificação LEED Platinum.
De funcionamento flexível, seu projeto antecipa o aumento previsto do número de passageiros para 2028. Além disso, a construção dessa infraestrutura visa catalisar a regeneração da região circundante.
“Esse projeto é pioneiro de um novo conceito para a expansão de aeroportos, que cumprirá com novos níveis de eficiência e flexibilidade, será belo. A experiência dos passageiros será única. Seu projeto oferecerá a envoltória mais flexível possível para receber as mudanças internas e o aumento de sua capacidade. O México realmente aproveitou a iniciativa de investir em seu aeroporto nacional, compreendendo sua importância econômica e social, assim como seu planejamento para o futuro. Não haverá no mundo nada que se pareça com esse projeto.”
- NormanFoster