Andrés Jaque e seu escritório Office for Political Innovation receberam o Leão de Prata na categoria Melhor Projeto de Pesquisa na Bienal de Veneza deste ano pelo trabalho SALES ODDITY. Milano 2 e a Política de Urbanismo Direct-to-Home TV.
Numa recente edição do suplemento Babelia do jornal espanhol El País, o arquiteto escreve sobre a pesquisa, postulando que a origem do poder de Silvio Berlusconi - polêmico magnata italiano e ex Primeiro Ministro a Itália - foi forjada em seus projetos de urbanização nos anos setenta, formulando um "urbanismo radical, projetado para isolar a população em setores homogêneos e para eliminar a política das relações entre consumo e produção."
A seguir, saiba mais sobre SALES ODDITY, pesquisa premiada na Bienal de Veneza.
Andrés Jaque comenta em 'Berlusconi teleurbanista', artigo publicado em Babelia, que a televisão pública italiana "unificou os usos linguísticos, os horários das refeições e as horas de sono na Itália, para criar uma massa de trabalhadores padronizada, que fabricasse e consumisse os produtos genéricos da indústria nacional. A televisão, as moradias populares e o desenho dos espaços industriais foram parte de um mesmo projeto de montagem social."
A crise desse modelo no final dos anos 60 na Itália coincide com o anúncio da companhia Edilnord - que promoveu Silvio Berlusconi - da construção de Milano 2, "a cidade dos número um": "uma urbanização de 712.000 metros quadrados no município de Segrate, a dez minutos de Milão, onde o financiamento, industrialização e urbanização das zonas rurais haviam chegado, porém, não para solucionar os problemas dos trabalhadores, mas para escapar deles", segundo Jaque.
Contrastando as estratégias das televisoras italianas, o arquiteto espanhol afirma que "se a RAI educava e agrupava, Mediaset - a companhia de Berlusconi - atraía e isolava em setores com programas especializados [...] As estratégias que haviam funcionado comercialmente no desenho de Milano 2, e que fazem parte da rede de projetos que destruiu a possibilidade de uma Europa igualitária, foram aplicadas com as mesmas intenções no projeto das mídias."
Premiada com o Leão de Prata como melhor pesquisa, o júri da Bienal comentou sobre SALES ODDITY:
"O projeto apresenta criticamente um aspecto fundamental das sociedades modernas: como o poder dos meios de comunicação ocupa outros espaços sociais, tanto físcia como politicamente [...] Embora se baseie em um caso italiano, esse tema está presente em muitos contextos internacionais atuais dominados por culturas tecnológicas e neoliberais."