A ideia inicial do Mola surgiu durante o curso de pós-graduação em arquitetura, quando Marcio Sequeira de Oliveira, idealizador do projeto, percebeu o quanto era abstrata a abordagem das disciplinas de estrutura.
O desafio era criar algo que pudesse demonstrar, de forma tátil e visual, o comportamento das estruturas arquitetônicas – conhecimento absolutamente necessário para todo engenheiro e arquiteto, especialmente na fase de concepção de projeto.
O resultado é um modelo interativo que simula o comportamento de estruturas reais. Trata-se de uma maneira experimental de estudar e ensinar o comportamento das estruturas arquitetônicas. Com o Mola, pode-se montar, visualizar e sentir as estruturas com as próprias mãos.
Devido ao feedback positivo das pessoas que tiveram conhecimento do modelo, os idealizadores decidiram lançar o primeiro Kit Estrutural Mola.
A produção do modelo em escala comercial significaria um investimento alto, principalmente devido à ferramentas específicas envolvidas na fabricação das peças. A decisão dos idealizadores de lançar a campanha no Catarse surgiu, então, como resposta ao público interessado no modelo, e como alternativa de tornar esse projeto realidade.
O projeto desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto. Para saber como ajudar a financiar o desenvolvimento dos kits estruturais, acesse a campanha no Catarse do Mola Structural Kit.