Ochoalcubo é um projeto pioneiro no Chile que busca unir influentes arquitetos e escritórios chilenos e japoneses. A iniciativa colaborativa foi iniciada por Eduardo Godoy, um empresário que começou a trabalhar no Chile nos anos 80 e que sempre apoiou a inovação no design e arquitetura do país. Para um país que conta com mais de quarenta escolas de arquitetura, o número crescente de profissionais parece ter um impacto relativamente pequeno nas cidades chilenas. Cansado das "mesmice" que se constrói nos subúrbios, Godoy implementou o projeto Ochoalcubo visando proporcionar oportunidades para jovens profissionais, além de fomentar um novo tipo de apreciação da própria profissão.
Veja, a seguir, imagens de todas as dezesseis propostas das etapas 3 e 4 do Ochoalcubo, incluindo os projetos do SANAA, Sou Fujimoto, Kengo Kuma, Alejandro Aravena e Atelier Bow Wow.
A terceira etapa do Ochoalcubo, a cargo dos arquitetos japoneses e a quarta, a cargo dos chilenos, se desenvolveram de maneira simultânea, tendo como contexto geográfico 800 metros de costa com escarpas, baías e formações rochosas, um lugar conhecido como Ochoquebradas. As diretrizes que os arquitetos receberam fazem referência ao uso do concreto como material primordial, com uma superfície de 250 m² para cada uma das casas e, o mais importante, o diálogo entre as diferentes propostas, com a finalidade de resguardar a harmonia do conjunto e sua relação com os atributos geográficos de Ochoquebradas.
Esse experimento ativo ocorre num terreno voltado para o Oceano Pacífico, localizado a 4 km da cidade de Los Vilos no norte do Chile. Acontecendo paralelamente a esse laboratório de arquitetura, uma segunda iniciativa - cuja missão é proporcionar ainda mais oportunidades para os arquitetos - também acontece. Cerca de 800 hectares adjacentes ao "laboratório" receberão uma cidade concebida de modo sustentável, composta por residências individuais e agrupadas, e projetada por jovens arquitetos internacionais e chilenos. Para essas casas, a madeira será o material principal.
O projeto 8Quebradas, cujo masterplan é de autoria do urbanista Roberto Moris, desenvolverá o território ao sul da cidade de Los Vilos através de um modelo de baixo impacto e respeito pelas características da região.
"Ochoquebradas não é tratado como uma subdivisão, mas como um projeto de valor único enquanto plataforma de inovação ecológica", diz Moris. Os arquitetos convidados estão desenvolvendo projetos de "comunidades"; agrupamentos de 1,5 e 2 hectares onde 3 ou 4 casas harmonizam não apenas umas com as outras, mas com as qualidades geográficas e cênicas do ambiente onde se localizam.
Saiba mais sobre o projeto Ochoalcubo aqui.
Akihisa Hirata
Alejandro Aravena
Atelier Bow Wow
Cristian Undurruga
Felipe Assadi
Guillermo Acuña
HLPS
Izquierdo Lehmann
Junya Ishigami
Kengo Kuma
Onishi + Hyakuda
Max Nuñez
Ryue Nishizawa (SANAA)
Kazuyo Sejima (SANAA)
Sou Fujimoto
WMR Arquitectos