O mais recente episódio da série "Rebel Architecture", realizado pela Al Jazeera, nos leva à Nigéria, onde o arquiteto Kunlé Adeyemi projetou alguns edifícios flutuantes visando ajudar a solucionar os problemas de superpopulação e inundações nas favelas assentadas próximo à cursos d'água. "Inspiro-me constantemente em soluções que descobrimos no cotidiano das cidades do mundo em desenvolvimento", diz o arquiteto. No entanto, apesar de seu estúdio NLÉ ter desenvolvido um protótipo sustentável de fácil execução e baixo custo de um edifício flutuante, Adeyemi ainda está lutando para que seu projeto seja aprovado pelas autoridades locais. Este episódio de 25 minutos segue Adeyemi em sua jornada para implementar seu edifício flutuante.
Assista ao episódio completo acima e leia sua sinopse a seguir.
Al Jazeera: “Working on Water,” dirigido por Riaan Hendricks
O arquiteto nigeriano Kunlé Adeyemi é pioneiro no desenvolvimento de edifícios flutuantes para solucionar os problemas de inundação e ocupação do solo que assola centenas de milhares de pessoas na Nigéria e de outros países africanos. incluindo os 85 mil habitantes de Makoko, uma favela de Lagos. Seu estúdio desenvolveu um protótipo sustentável de fácil execução e baixo custo de um edifício flutuante - um dos quais já está sendo cobiçado por uma escola superlotada da região.
Mas apesar de ter sido reconhecido com diversos prêmios, o arquiteto ainda está lutando para que as autoridades lhe permitam prosseguir com o projeto.
A centenas de quilômetros de distância do Port Hartcourt, numa paisagem similar, Adeyemi está trabalhando em uma estação de rádio flutuante para a comunidade NGO; mas o governo regional está interessado em redesenvolver a área através de um plano bilionário que implica na remoção dos atuais moradores, ao invés de melhorar as condições da favela. Conseguirá Kunlé colocar seu plano em andamento a tempo?
Rebel Architecture é uma nova série que apresenta arquitetos que usam o projeto como uma forma de resistência e ativismo. Ao projetar para a maioria ao invés da elite, os arquitetos de "Rebel Architecture" estão enfrentando problemas urbanos, ambientais e sociais. Através de seis documentários de meia hora a série apresentará arquitetos que trabalham no Vietnã, Nigéria, Espanha, Paquistão, Cisjordânia e Brasil. O próximo episódio apresentará o arquiteto brasileiro Ricardo de Oliveira, que ganha a vida como construtor informal na maior favela do país. Caso não tenha visto os outros episódio, clique aqui.