Há algumas semanas, as cinco equipes que competem pelo projeto do "Presidio Parkland" em San Francisco divulgaram suas propostas em um evento público realizado no terreno de intervenção. O parque, possibilitado pela substituição de uma via expressa elevada por um túnel, terá vistas espetaculares para a Baía de San Francisco e para a Ponte Golden Gate.
"Essa é uma oportunidade única de criar e projetar este parque", disse o Diretor Executivo do novo parque, Trust Craig. "Estamos extremamente satisfeitos com o calibre do trabalho das cinco equipes e estamos ansiosos para ouvir a opinião do público a respeito dessas propostas iniciais."
Entre os competidores estão James Corner Field Operations, OLIN com Olson Kundig Architects, Snøhetta com Hood Design Studio, West 8, e CMG Landscape Architecture. O vencedor será anunciado em janeiro do próximo ano.
Veja a seguir as cinco propostas.
Your Gateway Park / OLIN + Olson Kundig Architects
A proposta de Olin + Olson Kundig Architects reconhece a repetição de uma forma em "u" nos edifícios e topografia. Inspirados no modo como essa forma é tem uma conotação de interioridade, oferecendo abrigo e um sentido de fechamento, mas também de exterioridade, direcionando a atenção para as perspectivas, a proposta da equipe faz uso desse gesto para configurar a organização do parque.
Inseridas nessa estrutura há uma série de intervenções, incluindo um deck de observação, uma praça flexível conhecida como "a passarela", um passeio "serpenteante" e diversos espaços de grama chamados de "U-Pods" para uso recreacional.
Além das intervenções físicas, a equipe também propôs um aplicativo que ajuda os usuários a explorar o parque.
Presidio Point / James Corner Field Operations
James Corner Field Operations focou em três ideias principais: "panorama", um desejo de potencializar ao máximo as vistas do parte; "conectar", um plano para ligar o parque a outros locais e monumentos próximos; e "palco", uma série de recursos que permitem que o parque recebe uma variedade de eventos e reuniões.
Um anfiteatro e um grande gramado oferecem muito espaço para eventos, ao passo que uma série de pontos de observação oferecem vistas para a baía.
Arcs & Strands / Snøhetta + Hood Design Studio
A equipe formada por Snøhetta e Hood Design Studio também focou na ideia de conectar o Presidio com a grande área recreacional próxima à Golden Gate, afirmando que "o terreno é maior que o terreno".
Eles procuram proteger a paisagem natural do terreno e, ao mesmo tempo, aproximar a disciplina da arquitetura do paisagismo.
The Observation Post / CMG Landscape Architecture
O ponto focal da proposta do CMG Landscape Architecture é o posto de observação, que permite que os visitantes vejam a baía de cima.
Complementando essa intervenção há uma série de estruturas menores que dão vida ao parque, como o "cianoscópio" que permite que os visitantes vejam quão azul está o céu naquele dia, as "enseadas de som" que potencializam o sentido da audição, aguçando os sons ambientes, e as dunas cinéticas que são animadas pelo vento.
PresidiO / West 8
Visando criar um parque que ao mesmo tempo respeita a história e a forma atual do terreno, mas que seja também contemporâneo, a equipe do West 8 buscou inspiração em projetos que são "simples na forma e espetaculares no conceito" - a saber, as Pirâmides do Louvre de I.M. Pei e o Memorial dos Veteranos Vietnamitas de Maya Lin.
Seguindo essa ideia, o ponto focal de sua proposta é um único grande elemento elíptico na paisagem, cercado por um percurso peatonal. Erguendo-se em meio à paisagem, esse elemento abriga cafés e um centro cultural.
Além desse ponto focal, a proposta também define áreas de bosque e pântano que potencializam a experiência dos visitante no parque.