Esqueça a complicação de escanear as páginas de seu caderno de desenhos - agora você pode trabalhar no meio analógico e no digital ao mesmo tempo. A Moleskine se uniu recentemente à Livescribe para criar dois novos cadernos que funcionam exclusivamente com as canetas desenvolvidas pela Livescribe e transferem instantaneamente suas ideias do papel para a tela. Os cadernos contam com dispositivos que tornam isso possível, mas ainda apresentam seus cantos arredondados, fechamento com elástico e outros detalhes característicos dos cadernos Moleskine. Saiba como essa combinação de meio analógico e digital funciona, a seguir.
Os bolsos internos dos cadernos expandem e revelam dois marcadores impressos com botões e controles das smartpens Livescribe, como pode ser visto na imagem acima. Os usuários podem tocar os ícones na parte de baixo das páginas com a ponta da caneta para incluir marcações e destacar as partes que desejarem. Também é possível gravar áudio e sincronizá-lo com as anotações de cada página.
Gilles Bouchard, CEO da Livescribe comentou a parceria de sua empresa com a Moleskine: "Existe algo mágico em escrever com uma caneta sobre o papel, isso abre sua imaginação e permite que você expanda seu pensamento para além das restrições de um teclado. Com esses novos cadernos Moleskine e uma smartpen Livescribe, você aproveita essa sensação e, ao mesmo tempo, armazena tudo em seu dispositivo digital."
A Livescribe atualmente desenvolve três tipos de smartpens. Saiba a diferença entre elas aqui. Uma edição limitada dos cadernos está disponível no Canadá e EUA através da página da Livescribe, já o site da Moleskine disponibiliza os cadernos para todo o mundo por US$ 29,95.