O último episódio da série "Rebel Architecture", realizado pela Al Jazeera, conta a história de Ricardo, um construtor informal que trabalha na Rocinha, a maior favela do Brasil. Ricardo já construiu mais de cem casas nessa favela, apesar de não ter recebido nenhum treinamento especial para isso. Nos momentos que antecediam a Copa do Mundo e agora antes das Olimpíadas, a vida na Rocinha passa por uma transformação. Esse episódio de 25 minutos acompanha Ricardo e Luis Carlos Toledo - o arquiteto por trás das obras do governo na comunidade da Rocinha - quando ambos tentam implementar suas soluções para o futuro das favelas.
Assista ao episódio completo acima e leia sua sinopse a seguir.
Al Jazeera: “The Pedreiro and the Master Planner,” dirigido por May Abdalla
Ricardo é um pedreiro - um verdadeiro "arquiteto rebelde" - que já construiu mais de cem casas, sem treinamento formal e com as ferramentas mais básicas em sua comunidade na favela da Rocinha, a maior favela do Brasil localizada no Rio de Janeiro. Trabalhando em uma variedade de projetos em toda a favela, incluindo sua própria casa, Ricardo explica como esses edifícios simples atendem as necessidades sociais e econômicas de seus clientes. Mas com a cidade se transformando em função dos grandes eventos esportivos de 2014 e 2016, a vida na Rocinha está passando por uma transformação; e mesmo Ricardo não consegue escapar da violência do Programa de Pacificação de Favelas.
Enquanto Ricardo luta para proporcionar uma vida melhor para sua própria família, o crescimento econômico do Brasil gerou um aumento no número de planejadores urbanos, ONGs e arquitetos bem intencionados, todos ávidos por "melhorar" as condições físicas da favela - o que acaba trazendo uma ameaça real de gentrificação. Luis Carlos Toledo, o arquiteto por trás do masterplan do governo para a regeneração da Rocinha, era considerado um radical por trabalhar com a urbanização das favelas muito tempo antes disso se tornar uma tendência e diz que as condições de vida podem e devem ser melhoradas. Contudo, mesmo ele já se questiona sobre os benefícios da implementação de um sistema de teleféricos enquanto milhares de moradores ainda não têm acesso a educação e saúde.
Rebel Architecture é uma nova série que apresenta arquitetos que usam o projeto como uma forma de resistência e ativismo. Ao projetar para a maioria ao invés da elite, os arquitetos de "Rebel Architecture" estão enfrentando problemas urbanos, ambientais e sociais. Através de seis documentários de meia hora a série apresentará arquitetos que trabalham no Vietnã, Nigéria, Espanha, Paquistão, Cisjordânia e Brasil. Caso não tenha visto os outros episódio, clique aqui.