Quando visitar as galerias do Guggenheim Helsinki, talvez você precise de coletes salva-vidas. Este projeto desenvolvido para o concurso Guggenheim Helsinki propõe um museu flutuante que viaja de São Petersburgo a Tallinn e, finalmente, Helsinki. Concebido como um projeto hipotético, a equipe do OfficeUS aprofundou a noção de transitoriedade no novo mundo do "turismo arquitetônico". A descrição diz: "O museu desenvolve uma infraestrutura completamente nova, oferecendo os benefícios fiscais estratégicos de armazenamento de obras de arte em trânsito, ao mesmo tempo que elabora exposições com algumas das mais importantes obras de arte e design modernos." As exposições incluem (hipoteticamente) obras de Olafur Elliasson, Yves Klein e Thomas Demand.
O projeto é apresentado como um híbrido de espaço de exposição artística e armazenamento de alta segurança. Segundo o OfficeUS, um museu cruzeiro ofereceria uma ampla gama de vantagens para os grandes investidores de arte: "segurança e sigilo, pouco controle, a possibilidade dos proprietários terem seus nomes protegidos e uma série de benefícios fiscais. Essas vantagens são possíveis pois mercadorias localizadas em meios de transporte são tecnicamente consideradas 'em trânsito'."
Os cruzeiros deverão levar cerca de treze horas para se deslocar de Helsinki a São Petersburgo, o mesmo desta para Tallinn, e três horas entre Tallinn e a capital finlandesa. A proposta busca desconstruir a necessidade de um museu em local fixo, questionando a validade do tão comentado Efeito Guggenheim. Com arquitetos frequentemente se intrometendo no mundo náutico, a pergunta permanece: poderia o Guggenheim propor um museu de arte moderna no Mar Báltico sem afundar? Saiba mais sobre a proposta para os Guggenheim Cruises aqui.