“Sou uma arquiteta. Eu quebro paredes!”
O “Arquiteturas Film Festival Lisboa 2014” anunciou no último domingo, 28 de setembro, os vencedores das onze categorias nas quais concorriam produções de diversos países europeus, americanos e africanos.
O vencedor na categoria Prêmio da Audiência foi um documentário austro-alemão dirigido por Belinda Rukschcio intitulado “Precise Poetry / Lina Bo Bardi's Architecture”, que conta a trajetória de um dos maiores ícones da arquitetura moderna e brutalista brasileira que completaria este ano seu centésimo aniversário.
Segundo a página oficial, trata-se de “um filme sobre a famosa arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, que criava poesia através da precisão arquitetônica.” Desenvolvido através de uma série de entrevistas para o centenário de seu nascimento, colegas e amigos de Bo Bardi recordam as condicionantes sociopolíticas e eventos pessoais que conduziram à atemporalidade de sua obra.
Essa jornada cinematográfica por alguns dos mais importantes edifícios de São Paulo e Salvador levanta a questão sobre o que fica da pessoa na obra que ela deixa para trás.