Em rede oficial a presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, divulgou a proposta escolhida para a torre Polo Cinematográfico y de Contenidos Audiovisuales, que será construída na região de Isla Demarchi, ao sul de Puerto Madero em Buenos Aires.
Das cinco propostas que participaram do concurso, o escritório MRA+A Álvarez | Bernabó | Sabatini foi premiado pelo projeto de um arranha-céu de 335 metros de altura, 67 pavimentos e 216.000 m², destinados à produção audiovisual e cultural, além de abrigar programas gastronômicos e um hotel nos 13 últimos pavimentos. Quando concluído o edifício será a torre mais alta da América Latina, superando a torre Gran Santiago (300 metros) em Santiago, Chile, e o projeto em desenvolvimento da Torre Insignia (330 metros) em Monterrey, México.
Mais detalhes sobre o arranha-céu, a seguir.
Conceitualmente o projeto do edifício é, segundo o memorial oficial, "sintetizado morfologicamente como uma abstração geométrica que representa a Argentina". Assim, a Argentina continental será representada pela Torre Polo Audiovisual, a Terra do Fogo é simbolizada pela futura Estação e Terminal Fluvial e as Ilhas Malvinas pela Arena, um estádio multiuso de 13.000 m² com capacidade para 15 mil pessoas.
Os 216.000 m² projetados se distribuem entre programas industriais (estúdios de cinema e televisão, escritórios, áreas de arquivo, oficinas, depósitos e cenários), educativos (instituições educacionais e de formação e o Museo de la Historia de las Artes Audiovisuales Argentinas), institucionais (Instituto Nacional de Cinematografía y Artes Visuales -NCAAA-) e privados (escritórios de produtoras, estúdios de produção, escritórios de canais privados).
Além disso, o masterplan da Torre Polo Audiovisual Isla Demarchi propõe unificar as áreas verdes do bairro de Puerto Madero na capital argentina, criando um novo eixo verde através da relocação de galpões industriais e edifícios em desuso.
A ser realizado em quatro etapas, o projeto será financiado pelo Estado Argentino em parceria com a empresa Riva SA. A construção começará no final de 2014 e a inauguração do edifício está prevista para 2018.