A Holcim Foundation anunciou os vencedores europeus do Holcim Awards 2014 para sustentabilidade no projeto e construção. À luz dos desafios complexos e interdisciplinares que permeiam a indústria da construção hoje, o júri identificou questões essenciais de desempenho ambiental, social e econômico, juntamente com excelência arquitetônica e alta transmissibilidade, como objetivos intrínsecos dos projetos vencedores.
Equipes da Itália, França e Áustria foram selecionadas por abordar os desafios da construção sustentável com criatividade e ethos social. As equipes dividirão o prêmio de US$ 300 mil e participarão do prêmio global.
Saiba mais sobre as propostas vencedoras, a seguir...
OURO: Anthropic Park / Francisco Leiva [Grupo Aranea] e Marco Scarpinato [AutonomeForme]
Localizado na paisagem costeira do sul da Itália, em Saline Joniche, o Anthropic Park busca remediar os efeitos de anos de degradação ambiental e abuso industrial em uma região contaminada e altamente danificada. A proposta prevê uma paisagem inundada para fomentar a proliferação da flora e fauna que reforçará a coexistência ecológica através de um equilíbrio ambiental saudável. Manifestação física de um discurso filosófico, o Parque investiga o conceito de ruína, integrando a forma construída existente no processo de restauro e exploração do potencial arquitetônico numa relação simbiótica e entrópica com a natureza.
PRATA: Public Condenser / Giles Delalex, Yves Moreau, e Thomas Wessel-Cessieux [Muoto]
Um edifício de baixo custo de uma universidade pública em Paris, França, Public Condenser é uma estrutura mínima composta de materiais sem acabamento e construída através de técnicas sustentáveis. O projeto elegante e enxuto transforma o minimalismo da arquitetura e da técnica em uma celebração da resiliência. Concebida como uma prateleira urbana, a proposta combina verticalmente uma infinidade de atividade, incluindo instalações desportivas internas e externas, um restaurante, um café e espaços públicos, como uma praça, terraços e áreas de estacionamento.
BRONZE: The Commons / Enrique Arenas, Luis Basabe, e Luis Palacios [Arenas Basabe Palacios Arquitectos]
Ao invés do tecido urbano preestabelecido, The Commons, localizado em Viena, Áustria, propõe uma cidade líquida. A estratégia ilustra uma consolidação urbana completa de crescimento baseado no padrão de uma grelha de jardins que oferece uma estrutura para a expansão gradual e porosa. Priorizando o desenvolvimento físico e social, baixo impacto ambiental, propriedade autônoma e espaços coletivos, a estratégia atende às necessidades do público e oferece uma metodologia para um processo flexível e contínuo de crescimento sustentável e adensamento urbano gradual.
The Living and BIG Among Winners of the 2015 Holcim Awards for North America