A segunda edição de “Homeland, News from Portugal” já está disponível, tanto na Bienal de Veneza, como também em .pdf na página oficial do jornal português. A publicação, que representa Portugal na exposição “Absorbing Modernity”, foi o meio escolhido pela curadoria – liderada por Pedro Campos Costa – para substituir os tradicionais pavilhões nacionais.
O diário está publicando o processo da execução de projetos de 6 grupos de arquitetos, trabalhando em 6 cidades portuguesas, em 6 diferentes tipos de habitação (temporária, informal, coletiva, requalificação, isolada, rural), e está sendo distribuído durante os 6 meses da Bienal.
Entre os temas explorados nessa edição, o escritório LIKE Architects apresenta uma “casa temporária”, um espaço para discussões abertas sobre a cidade. Nessa edição também, Mariana Pestana escreve sobre “novos léxicos de hospitalidade”.
Dentre os escritórios e editores que fazem parte da apresentação portuguesa na Bienal estão Adoc Architects, André Tavares, Artéria, Ateliermob, Like Architects, Mariana Pestana, Miguel Eufrásia, Miguel Marcelino, Paulo Moreira, Pedro Clarke, Sami Arquitectos e Susana Ventura, que contam com o apoio das Câmaras Municipais das cidades de Évora, Lisboa, Loures, Matosinhos, Porto e Setúbal.
Acesse a segunda edição de “Homeland, News from Portugal” aqui.