Os escritórios Groundlab, WOWHAUS e Urbanica foram os vencedores do concurso internacional para redesenhar o Sokolniki Park, o maior parque de Moscou. Durante os próximos 15 anos seu masterplan - Sokolniki. Nature's embassy in Moscow [Sokolniki. A embaixada da natureza em Moscou] - focará em preservar a paisagem natural única do parque do século XIX e criar uma extensão - o parque natural Losiny Ostrov - dividida em três zonas: floresta, parque florestal e parque regular.
Imagens da proposta vencedora, a seguir.
O segundo lugar foi concedido a um consórcio entre a equipe francesa DEBARRE DUPLANTIERS e três companhias russas, Prostor, Fetish Film, e RDNK. O conceito "Feel! Share! Dream! Play! Explore! Practice! Relax!" [Sinta! Compartilhe! Sonhe! Brinque! Explore! Pratique! Relaxe!], pretende desenvolver a identidade histórica do parque, enriquecendo-a com "um novo conjunto de atrações turísticas, um novo modelo de centralização e uma plataforma para novas atividades."
O terceiro lugar foi dividido por dois consórcios. O primeiro, formado por LOLA Landscape Architects (Países Baixos) juntamente com aZONE (Rússia), STUDIO TRANSFORMER (Rússia), TALLER 301 (Colômbia), Land + Civilization Compositions (Países Baixos), Symboisis Grontmij Belgium NV (Bélgica) e a equipe POLYESTER, desenvolveu uma proposta intitulada "Heritage Evolution" que oferecia um olhar moderno aos aspectos clássicos do parque.
O segundo, entre a equipe chinesa Turenscape e o escritório russo Strelka, MIX Design Studio e AECOM LLC, desenvolveu a proposta "Tea Party Matrix", que conta com sugestões inovadoras para um parque moderno, baseado na antiga tradição russa do chá.
As propostas finalistas ficarão expostas no parque Sokolniki (Pavilhão 7A) até meados de outubro.