Prêmio AsBEA 2012. O projeto foi premiado na categoria: edifícios de serviços.
O edifício Corujas, localizado na Vila Madalena, é um edifício de escritórios de diversos tamanhos e formatos. A proposta para essa edificação é a de criar um espaço mais humanizado para o trabalho, indo na contramão dos tradicionais cubos de vidro espelhado localizados em regiões de São Paulo como Avenida Faria Lima ou Avenida Berrini.
O gabarito do local, de apenas nove metros, nos levou a uma solução horizontal, e o formato do lote, a desmembrar o prédio em duas edificações, frontal e posterior. O ponto de partida do projeto surgiu do desejo de criar uma arquitetura que possibilitasse que os escritórios tivessem, alem de suas áreas fechadas, espaços avarandados generosos para reuniões externas, e jardins próprios, privativos.
Há na edificação, no intuito de reforçar essas questões, muitas áreas de convívio, bicicletário, vestiários comuns e até um café para que os usuários se conheçam e possam inclusive trabalhar nas áreas comuns, criando quase uma micro comunidade. É o total oposto dos modernos prédios de escritório, que segregam ao máximo os usuários uns dos outros.
Architects
Ano do projeto
2012Fotografias
Courtesy of FGMF