Prêmio AsBEA 2012 . O projeto recebeu menção na categoria: edifícios de serviços.
A proposta do Complexo Multiuso pretende criar uma nova referência de arquitetura para a região e um novo destino na cidade. Agregando três diferentes usos – varejo, lajes corporativas e escritórios modulares – o edifício cria um marco na paisagem, valoriza o entorno e estabelece um novo destino comercial.
O desenho arrojado enfatiza os espaços abertos públicos e privados que são elementos estruturadores da proposta. Assim, delineia-se um espaço atraente e aberto para a via local, isolado do barulho da via expressa, capaz de atrair pedestres e motoristas a conhecer a praça abraçada pelo edifício. Ao mesmo tempo, um sistema gradual de permeabilidade em torno de lojas e espaços de estar tira proveito do importante fluxo de pedestres, atualmente concentrado na passagem em servidão que liga avia expressa às atividades da via local, e o potencializa.
Além da permeabilidade desejada e da configuração de uma praça central, a compreensão dos diferentes usos, aliada à interpretação da legislação local, determinam a geometria do edifício. Ao invés de segregá-las em torres estanques, é justamente na sobreposição de ‘camadas’ de diferente natureza que se forma a coesão desejada para o complexo.
Architects
Ano do projeto
2012Fotografias
Courtesy of FGMF