Em sequencia ao vídeo “Paris, Archi'llusion”, que mostra, através de uma linguagem lúdica, como seria a capital francesa se seus edifícios não ultrapassassem os segundo andar, a dupla Claire e Max, fundadores do estúdio Menilmonde, compartilhou conosco desta vez seu vídeo “Shanghai, Archi'llusion”.
Um pouco diferente da técnica utilizada no primeiro vídeo, em que os edifícios haussmannianos eram literalmente cortados e rebaixados, a dupla desta vez optou por suprimir completamente algumas das 20 mil torres da maior cidade chinesa, recriando-as através de uma linguagem estilizada que se aproxima do croqui.
Filmado em um dia e meio e somando mais de 120 horas de montagem, o vídeo impressiona por mostrar uma Xangai que carece de seu aspecto mais característico, a incrível densidade de arranha-céus – 120 construídos a cada ano.
Menilmonde
Formado por Claire e Max, o Menilmonde reúne os trabalhos audiovisuais e fotográficos da dupla, que desde 2008 viaja mensalmente para alguma parte do mundo com o objetivo de criar, no menor tempo possível, um vídeo “artístico”, um making-of e uma série fotográfica de cada lugar visitado.
Esses registros dos mais diversos ambientes urbanos, naturais, insólitos, cotidianos e extraordinários podem ser vistos na página do Menilmonde.