Antes da construção do Parque Millenium de Chicago nos anos 90, uma parte dos 24,5 hectares da superfície era utilizada como um estacionamento para carros e outra porção usada pela companhia ferroviária de Illinois, que deixava alguns trens antigos parados no local.
Vendo como este enorme terreno estava se perdendo, o ex-prefeito Richard Daley iniciou uma aliança com representantes do setor público e privado para desenvolver um parque dentro da cidade e, assim, reativar o espaço.
O projeto atual foi realizado levando em consideração os pedidos dos habitantes que, já nos anos 70, queriam que o lugar se destinasse à difusão da arte - o que de certa forma aconteceu com a construção da Perillo Music Shell.
Ampliando o objetivo inicial, a ideia para o novo parque era que este contasse com seus próprios atrativos; assim, decidiu-se instalar algumas intervenções artísticas entre os jardins. Uma delas e a famosa escultura Cloud Gate, conhecida como “O Feijão”, realizada pelo escultor indiano Anish Kapoor e eleita pelo Huffington Post como uma das melhores intervenções da última década.
Outros locais emblemáticos do parque são o Pavilhão Jay Pritzker, do arquiteto Frank Gehry, e a fonte Crown Fountain, que projeta imagens dos habitantes de Chicago.
Via Plataforma Urbana. Tradução Arthur Stofella, ArchDaily Brasil.