Reconhecido com o Prêmio Valmor 2011, o projeto da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, de autoria do Atelier dos Remédios, será celebrado com uma exposição que inaugura amanhã, 9 de outubro, em Lisboa.
O projeto consiste na modernização da escola, localizada no bairro de Alvalade, na capital portuguesa. Segundo os arquitetos, a intervenção visou a requalificação do conjunto, que se encontrava degradado pelo uso, a adequação da estrutura física construída ao programa de modernização proposto e, simultaneamente, a introdução de novos equipamentos, tais como um campo desportivo coberto e uma sala polivalente, de modo a abrir estes espaços à comunidade, dentro e fora do horário letivo.
O “Prémio Valmor de Arquitectura” tem por finalidade premiar a qualidade arquitetônica dos novos edifícios construídos em Lisboa. Trata-se de um prêmio em dinheiro que, de acordo com o testamento deixado pelo Visconde de Valmor Fausto Queiroz Guedes, seria repartido em partes iguais pelo arquiteto e pelo proprietário da construção. Para o efeito foi criado um fundo gerido pela Câmara Municipal de Lisboa com o dinheiro deixado pelo visconde.
O premiado é selecionado por um júri, constituído por três arquitetos nomeados pela Câmara. Inicialmente este prêmio só contemplava edifícios de habitação, mas posteriormente passou a incluir qualquer tipo de edificação e intervenção paisagística.
Exposição “Prêmio Valmor 2011 – Escola Secundária Rainha Dona Leonor”
- Data: de 09 de outubro a 04 de novembro
- Local: Museu DECivil, Instituto Superior Técnico
- Endereço: Avenida Rovisco Pais, 1, Lisboa, Portugal