- Área: 3934 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Miran Kambič
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para o jardim de infância ganhou o 1° lugar no concurso de arquitetura organizado pelo município de Brežice em parceria com a Câmara de Arquitetura e Planejamento Territorial da Eslovênia em 2011.
O novo edifício do jardim de infância é desenhando conforme o espaço verde e habilmente projetado em forma de um laço contínuo que rodeia todo o parque. O conceito uniforme da área de jogos inicia com um extenso átrio central ao sul do terreno e continua sob o primeiro pavimento da parte norte da obra, criando a sensação de segurança e conectividade entre os departamentos do jardim de infância.
O espaço exterior consolida-se a partir do átrio central, adequado para os grupos mais novos, até o ambiente aberto da ala norte, destinado aos grupos mais velhos, de acordo com o desenvolvimento gradual da consciência da criança em relação ao ambiente externo.
A qualidade da ideia urbanística é visível também na conectividade orgânica da forma em laço do volume. Esta característica se eleva desde o pátio norte através da ampla encosta verde a nível do primeiro pavimento. Gradualmente a forma torna-se mais arredondada ao redor do átrio central, através das coberturas inclinadas a leste, sul e oeste e termina em um pergolado semi-transparente na área de jogos coberta no terraço do edifício.
O esquema funcional do projeto confere uma conectividade qualitativa no programa e na atmosfera no espaço com soluções inovadoras para os requisitos espaciais. Todos os espaços destinados às crianças abrem-se ao extenso átrio central, permitindo uma excelente iluminação dos espaços, com uma grande quantidade de luz natural.
A concepção formal do projeto é contemporânea, uniforme e respeitosa para com o meio ambiente. A dinâmica do terraço é audaz, uma vez que configura-se de forma similar ao parque infantil que está estruturado com elevações alongadas e baixas. O aspecto do edifício está concebido como uma membrana contínua ondulada ao longo do volume, enquanto que as duas entradas principais são dobradas de maneira côncava para o interior do prédio.
A áreas de estacionamento e de tráfego longitudinal estão situadas no extremo sul do edifício, próximas a rua existente, permitindo o isolamento da área onde estão as crianças.