O projeto do Teatro Everyman, do escritório Haworth Tompkins, venceu o RIBA Stirling Prize 2014, superando obras de Zaha Hadid, Renzo Piano, Mecanoo, O'Donnell + Tuomey e Feilden Clegg Bradley. O resultado foi anunciado pelo Presidente do RIBA, Stephen Hodder, num evento realizado na sede do RIBA em Londres, com Hodder dizendo que "Haworth Tompkins atingiu um equilíbrio perfeito entre continuidade e mudança", e chamando a proposta de "um exemplo inovador de como construir um edifício público de grande escala, ousado e altamente sustentável dentro do centro histórico de uma cidade."
Liverpool Everyman Theatre @LivEveryPlay by Haworth Tompkins wins the 2014 @RIBA #StirlingPrize for architecture pic.twitter.com/IuB6MzdvPM
— RIBA (@RIBA) October 16, 2014
O Stirling Prize – considerado o prêmio de arquitetura mais prestigiado do Reino Unido - é concedido anualmente ao "edifício que fez a maior contribuição à evolução da arquitetura no ano anterior." A vitória do Teatro Everyman foi um tanto surpreendente, com a Biblioteca de Birmingham, do Mecanoo levando o prêmio "escola do público".
Esta é a primeira vez que o escritório Haworth Tompkins vence o Stirling Prize, já tendo sido finalista em 2007, com seu teatro Young Vic em Londres, e em 2009, com seu Liverpool One Masterplan. A receber o prêmio, o diretor do Haworth Tompkins, Steve Tompkins, descreveu a honraria como "uma importante aprovação do ethos de nosso estúdio e um estímulo a continuar trabalhando da forma como fazemos, apesar das pressões as quais estamos submetidos."
O prêmio teve como jurados Spencer de Grey (Foster + Partners), MJ Long (Long and Kentish Architects), Cindy Walters (Walters and Cohen), Stephen Kieran (Kieran Timberlake), e Sir Timothy Sainsbury.
Na cerimônia o RIBA também apresentou os seguintes prêmios nacionais:
Stephen Lawrence Prize: House no.7 / Denizen Works
"A House No 7vem de uma rica tradição britânica de edifícios que são definidos pelo lugar e por métodos construtivos vernaculares", disse o fundador do Stephen Lawrence Prize, Marco Goldschmied. "Esse projeto é uma resposta inteligente e aos desafios funcionais e logísticos impostos pela localização, orientação e isolamento."
Manser Medal: Stormy Castle / Loyn & Co. Architects
"Este é um projeto ousado numa região de Gales onde, indiscutivelmente, soluções mais conservadoras costumam prevalecer", comentou Michael Manser, Presidente da Manser Medal. "Fiquei impressionado com as estratégias de sustentabilidade, eficiência energética, reciclagem e aquecimento incorporadas ao projeto."
Cliente do Ano: Manchester Metropolitan University / Cliente da Manchester School of Art, por Feilden Clegg Bradley
"Estou muito contente pela Manchester Metropolitan University ter sido reconhecida por seus esforços", disse o Diretor Executivo do RIBA, Harry Rich. "Os edifícios que eles estão encomendando contribuirão para este e as próximas gerações de estudantes que forem estudar em Manchester."
A cerimônia também anunciou o International Awardm, que substituirá o RIBA Lubetkin Prize e um novo "test of time award", ambos com estreia marcada para 2015.